CIDADES

min de leitura - #

Número de cirurgias eletivas cresce 41% entre 2021 e 2022

Da Redação

| Edição de 20 de julho de 2023 | Atualizado em 20 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Número de cirurgias eletivas cresce 41% entre 2021 e 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná registrou um aumento de mais de 41% no número de cirurgias eletivas realizadas no último ano. Ao todo, foram efetivadas 468.450 cirurgias em 2022, contra 331.787 em 2021. Em 2023, até junho, foram 220.445 cirurgias. Esse incremento foi possível graças à implantação do programa Opera Paraná, que viabilizou R$ 150 milhões do Tesouro do Estado para acelerar a realização dos procedimentos eletivos e diminuir as filas de espera no pós-pandemia.

Na prática, além da realização de procedimentos já contratualizados com a Sesa, e que são remunerados pelo governo federal, os hospitais podem aumentar o número de cirurgias eletivas e receber pelo programa. Atualmente, são 35 unidades conveniadas. No próximo sábado, por exemplo, um mutirão de procedimentos será realizado no Hospital Norte Paranaense (Honpar) em Arapongas.

O Opera Paraná contempla as especialidades de maior procura: sistema osteomuscular; aparelho digestivo; aparelho de visão; aparelho geniturinário; vascular e das vias aéreas superiores e do pescoço. Segundo a Saúde, em 2019, antes da Covid-19, foram realizados 92.882 procedimentos dentro dessas modalidades. Com o programa, o número saltou para 145.289 cirurgias, um incremento de 56%. Já foram contratualizados mais de R$ 35 milhões dentro desse programa.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explica que a pasta trabalha para aumentar ainda mais esses números. “Entre a realização da cirurgia e a inserção dessa informação no sistema temos um período de aproximadamente 60 dias, ou seja, o número de cirurgias eletivas pode ser maior. Já estamos dialogando com municípios e outros parceiros para ampliar ainda mais essa rede nos próximos meses”, afirmou.

De acordo com os dados oficiais da Central de Acesso a Regulação do Paraná (Care), atualmente o Estado tem 45.709 pacientes com indicação para cirurgia eletiva aguardando o procedimento. Há, ainda, pacientes que estão em processo de consulta e realização de exames para indicação, ou não, da cirurgia. 

Os municípios de gestão plena possuem sistemas próprios, e por este motivo, a maioria dos pacientes que residem nestas cidades são regulados pela própria secretaria municipal. A Sesa estima que cerca de 200 mil paranaenses estejam aguardando por uma cirurgia eletiva. A fila exata destes procedimentos está sendo compilada.

PANDEMIA

Desde 2020, com a chegada da pandemia, a demanda por cirurgias eletivas aumentou consideravelmente em todo o País, principalmente devido à paralisação temporária destes procedimentos. No Paraná, a primeira suspensão aconteceu em julho de 2020. Em julho de 2021, a Sesa emitiu o último documento que restringia as cirurgias eletivas. Desde então, com a diminuição dos índices de infecção da Covid-19, o Paraná recomendou a retomada dos procedimentos cirúrgicos eletivos. 

Pacientes de 100 cidades terão atendimento no Honpar

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) vai atender nesTe sábado (22) pacientes de mais de 100 municípios em um mutirão de cirurgias eletivas que será realizado Hospital Norte Paranaense (Honpar) em Arapongas. 

Segundo informações do Honpar, estão previstos, apenas no sábado, 120 consultas ortopédicas, 100 gerais, 30 vasculares e 20 de urologia. Os pacientes atendidos são residentes nos 17 municípios da 16° Regional de Saúde de Apucarana, além de outros 86 municípios de outras regionais do Estado. 

Arapongas já recebeu, em junho, o Comboio da Saúde, que é focado atendimento oftalmológico, especialidade com grande demanda. Foram atendidos cerca de 400 pacientes. Outros 600 foram atendidos com a passagem do programa no Cisvir, em Apucarana, no início de julho.