CIDADES

min de leitura - #

Número de homicídios diminui 20% na região, mas cresce em Apucarana

Adriana Savicki

| Edição de 05 de novembro de 2024 | Atualizado em 05 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de homicídios dolosos – quando há intenção de matar – registra uma queda de 20% na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, que abrange os 26 municípios do Vale do Ivaí. Entre janeiro e setembro, segundo dados disponíveis no centro de análise e pesquisa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram 32 vítimas desse crime, contra 40 no mesmo período do ano passado.

Houve redução também do número de cidades do Vale onde foram registrados homicídios. Neste ano, assassinatos ocorreram em nove municípios (ver infográfico). No mesmo período do ano passado houve crimes em 13 cidades.

Município sede da 17ª SDP e maior cidade da região, Apucarana somou quase dois terços dos registros de homicídios: foram 20 registros. No município, houve aumento de 11% na incidência dos crimes. Entre janeiro e setembro do ano passado, a cidade havia registrado 18 óbitos por homicídios.

Depois de Apucarana, os municípios com maios registros de crimes são Bom Sucesso e Ivaiporã, com três registros cada. A maior redução foi registrada em São João do Ivaí, que passou de 6 homicídios em 2023 para um caso neste ano.

Conforme o delegado Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) o aumento nos homicídios registrados em Apucarana tem relação com a guerra do tráfico no município. “Boa parte dos homicídios foi registrada antes da deflagração da Operação Baby Shark, que praticamente dizimou uma das organizações criminosas. Mas sabemos que mesmo após essas prisões tiveram dois homicídios decorrentes da guerra do tráfico na cidade”, assinala o delegado.

O delegado afirma que a polícia prossegue com as investigações para elucidar a maioria dos assassinatos além de ações para coibir outros crimes na cidade. “Continuamos investigando para tentar elucidar e responsabilizar as pessoas envolvidas na prática desses crimes violentos. A Polícia Militar está fazendo policiamento ostensivo com a Operação Saturação que está ajudando bastante a inibir crimes violentos. Espero que esses índices diminuam com as ações realizadas no decorrer desse ano”, reitera o delegado.

PARANÁ

Em todo estado, nos nove primeiros meses do ano, houve queda de 8,81% na taxa de homicídios dolosos, de 1.306 nos nove primeiros meses do ano passado para 1.191 neste ano. Em estados vizinhos a variação não foi tão expressiva. Em São Paulo o indicador caiu 4,6% e em Santa Catarina não houve variação.

O índice foi acompanhado de uma redução nas tentativas de homicídio, quando o crime não é consumado, cujas ocorrências caíram 11,07% em relação aos mesmos meses de 2023, de 831 para 739 registros. No Rio de Janeiro, por exemplo, esse número aumentou 5,7%.