CIDADES

min de leitura - #

Obras da Catedral Basílica entram na reta final

Cindy Santos

| Edição de 08 de novembro de 2024 | Atualizado em 08 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, entrou na reta final das obras de revitalização, com a troca do antigo piso, substituído por granito e mármore. A entrega das obras está marcada para 8 de dezembro deste ano, quando catedral celebrará 81 anos de criação como paróquia.

O bispo Dom Carlos José de Oliveira ressalta que os materiais escolhidos são resistentes e facilitação a conservação do templo religioso. “Quisemos trazer o mesmo estilo correspondente, além de beleza e durabilidade”, enfatiza o bispo que também explica o sentido catequético do piso.

“Na entrada da catedral temos a pia batismal, o batismo, que nos leva a eucaristia, a um caminho sacramental. E na passarela principal da catedral temos os desenhos representando os sete sacramentos, nos conduzindo ao altar, que também foi revitalizado, e a cátedra, de onde o bispo governa a Diocese. Tudo isso feito com muito amor, pensando em cada detalhe para embelezar a igreja aqui da terra, que é uma antecipação da igreja nos céus”, destaca.

O bispo ressalta que a obra de revitalização preservou o estilo barroco, que é original da construção, datada em 1950. De acordo com ele, a reforma era necessária para conservar a catedral, como patrimônio religioso e histórico de Apucarana. Dom Carlos destaca ainda que o projeto de revitalização priorizou a acessibilidade em todas as portas da catedral, oferecendo mais conforto, segurança e bem-estar a todos os frequentadores.

“A catedral passou mais de 30 anos sem passar por uma reforma. Essa revitalização começou em 2018 com a reforma dos vitrais, parte elétrica, recuperação das escadarias. Essa revitalização era necessária para conservação do templo, nosso patrimônio, e necessária para embelezar e deixar cada vez mais digna a casa de Deus, esse templo histórico e símbolo da nossa cidade”, reforça.

Segundo o bispo, futuramente a “Igreja Mãe” receberá um sistema de climatização interna e novos bancos para proporcionar ainda mais conforto aos frequentadores.(CINDY SANTOS E LIS KATO)