Aonda de calor que atingiu o Paraná nos últimos dias gerou alerta de baixa umidade do ar na região. Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o clima quente continua até amanhã com previsão de 34°C em Apucarana e umidade relativa entre 12% e 42%. No fim de semana, entretanto, a previsão é de uma mudança brusca nas temperaturas, que devem cair drasticamente para 4ºC com a chegada de uma nova frente fria e chuva. O clima atual é propício para incêndios ambientais, que dispararam no período, e problemas de saúde.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, o mês de agosto tem sido marcado por constantes mudanças de temperaturas de uma semana para outra. “Na semana passada, tínhamos frio intenso nas regiões paranaenses, com marcas negativas no extremo sul do estado e parte do leste. Nesta semana tivemos temperaturas muito altas, chegando aos 38°C na região noroeste. Mas no geral, calor acima dos 30°C”, informou.
Com muito calor e sem chuva, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% a 42% na região nesta quinta-feira (21), segundo o Simepar, o que representa risco à saúde. “Com o tempo seco também tivemos um agravamento do risco de queimada que continua muito alto. É a situação de veranico que persiste até quinta-feira”, explica Jacóbsen.
Somente no mês de agosto, que ainda não terminou, foram 113 ocorrências de incêndio ambiental na área do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana que atende 22 municípios da região. Entre janeiro até ontem, foram 597 atendimentos prestados, um crescimento de 115% em comparação com o ano passado. Os dados são do Sistema de estatísticas de Ocorrências do Corpo de Bombeiros.
“O fator humano continua sendo a principal causa das queimadas que temos na nossa região e em todo o Paraná. Esses incêndios prejudicam a comunidade de uma forma geral, isso porque a fumaça prejudica as pessoas que têm problemas respiratórios, atrapalha a visão dos motoristas que trafegam pelas rodovias aumentando risco de acidentes, causam danos ambientais e também materiais quando atingem imóveis”, ressalta a tenente do corpo de bombeiros, Ana Paula Zanlorenzi.
Queda de temperatura pede cuidados com a saúde
A partir de sábado (24), o clima ficará mais ameno, com máxima de 19°C e mínima de 14°C para Apucarana e região, com previsão de chuva. Na segunda-feira (26) as temperaturas devem despencar para 4 °C e máxima de 18°C, com possibilidade de geada.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta sobre a oscilação nas temperaturas. Além do desconforto, essas quedas ou altas bruscas nos termômetros podem favorecer o aparecimento de infecções respiratórias e de crises alérgicas, afetar os batimentos cardíacos e a pressão arterial, assim como desencadear a baixa imunidade.
“Quando o ambiente aquece ou esfria repentinamente, o equilíbrio térmico do corpo será afetado e a imunidade diminuirá. Como resultado, o corpo fica suscetível a gripes e resfriados, bem como a infecções causadas por bactérias. Os cuidados básicos e a vacinação são fortes aliados na proteção da saúde”, alerta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.
As recomendações são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada. Dentre elas estão evitar ambientes com aglomerações de pessoas, manter ambientes ventilados com livre circulação de ar, higienização das mãos e evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.