Policiais civis da 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana, apreenderam meia tonelada de cobre ontem em dois estabelecimentos da cidade. Uma pessoa foi conduzida para a delegacia e deverá responder pela prática do crime de receptação qualificada. Os cumprimentos de mandados integram a “Operação Conectividade”, deflagrada na manhã de ontem em âmbito estadual com a finalidade de reprimir o comércio ilegal de cobre em todo Paraná.
A Polícia Civil esteve em dois estabelecimentos. Em um deles, a polícia encontrou grande quantidade de material e prendeu o proprietário do local.
Segundo o delegado Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, chefe da 17ª SDP, o proprietário do outro estabelecimento não foi localizado, mas está identificado e qualificado. Os estabelecimentos em questão atuam com a compra e venda de materiais recicláveis como latas, metais e cobre. A investigação também aponta que os produtos adquiridos de maneira ilegal são comercializados para empresas maiores.
“A gente sabe que o cobre está com valor elevado e muitos estabelecimentos vêm adquirindo e repassam para outros estabelecimentos maiores. E essas pessoas têm pleno conhecimento que esses produtos são roubados e furtados. Esses crimes prejudicam demais a cidade, interrompem serviços essenciais como internet e linhas telefônicas em escolas, residências e outros locais por conta desses furtos”, afirma o delegado.
Conforme o delegado, no total foram fiscalizados quatro estabelecimentos alvo em Apucarana. Ele destaca ainda, que a ação acontece em todo estado e visa quebrar o ciclo de comercialização de cobre. “Foi criado um gabinete de crise, com participação de empresas prejudicadas, visando dar apoio aos órgãos de execução”, comenta.
BALANÇO
Em todo estado, a ação resultou em 221 alvos fiscalizados, 3,6 toneladas de fios de cobre apreendidas e 12 pessoas presas em flagrante. Mais de 800 policiais atuaram em 28 municípios. A operação é resultado do diagnóstico de um Grupo de Trabalho instituído na pasta para averiguar as causas e consequências do crime.