CIDADES

min de leitura - #

Paraná avança na execução de projetos ambientais

Da Redação

| Edição de 02 de janeiro de 2026 | Atualizado em 02 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Paraná avançou em 2025 na execução dos projetos financiados pela indenização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), resultado do Termo de Acordo Judicial (TAJ-Repar). Segundo o mais recente relatório divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), concluído em dezembro, 82 propostas foram aprovadas e estão em diferentes fases de execução, alcançando R$ 639,5 milhões em investimentos. O valor total da verba compensatória depositada em juízo pela Petrobras, com juros e correções, é atualmente de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

O acordo contempla iniciativas que abrangem todas as regiões do Estado, com foco em conservação ambiental, gestão hídrica, recuperação de áreas degradadas, parques urbanos, modernização da estrutura pública e apoio ao manejo de resíduos sólidos. Entre as ações em andamento por meio de projetos apresentados pelo Instituto Água e Terra (IAT) estão a construção de 13 parques urbanos, 10 barracões de coleta seletiva, reaparelhamento da fiscalização ambiental, restauração de viveiros florestais e laboratórios de sementes e o Monitora Paraná, entre outros.

Na área de conservação da biodiversidade, o IAT avança na proposta de proteção do muriqui-do-sul, espécie criticamente ameaçada. A iniciativa, atualmente em fase de licitação, envolve monitoramento, manejo e fortalecimento de corredores ecológicos para preservação do animal. 

Além disso, o Estado monitora o desenvolvimento de projetos voltados para criação de Unidades de Conservação (UCs), controle de erosão e cheias, modernização tecnológica da gestão ambiental e implantação de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).