O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou ontem 52 viaturas semiblindadas para as Rondas Ostensivas Tático Móveis (Rotam) em 31 cidades do Estado – incluindo três municípios da região - com investimento de R$ 16,3 milhões. As viaturas foram entregues durante a inauguração da sede da 1ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), em Curitiba.
Os veículos são equipados com celas, sinalizadores, parachoque de impulsão e rádio. As viaturas serão entregues para 31 cidades diferentes dos seis comandos regionais da Polícia Militar, segundo um critério técnico. Para região, serão enviadas viaturas para Apucarana, Ivaiporã e Arapongas. Cada município receberá um veículo.
“Estamos modernizando toda a estrutura da Polícia Militar do Paraná. Estas viaturas dão agilidade para o trabalho dos nossos policiais no enfrentando à criminalidade em todo o Estado. Estes investimentos se somam aos novos armamentos e helicópteros que adquirimos ao longo dos últimos anos e que estão fazendo nós termos os menores índices de violência e criminalidade da década”, disse o governador.
Já o novo batalhão da Patrulha Escolar é fruto de um investimento de R$ 27 milhões. Com o aporte, o batalhão passa a ter uma sede própria que vai ajudar a capacitar os policiais para dar mais segurança aos estudantes de todo o Estado.
O BPEC é especializado na aplicação do policiamento comunitário escolar em todo o Paraná, atuando principalmente na rede estadual de ensino, mas com ações também nas escolas municipais e particulares.
Além de fazer o patrulhamento nas escolas, o batalhão é responsável, por exemplo, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em que faz uma série de orientações aos alunos em todo o Estado.
No evento, o governador também “Estamos investindo em proteger aquilo que temos de mais importante nas nossas famílias, que são as crianças. Antes o batalhão tinha uma estrutura pequena, que não condizia com a importância do trabalho que eles desempenhavam”, disse Ratinho Junior.