O Governo do Paraná entregou ontem os primeiros uniformes escolares que serão distribuídos para 80 mil estudantes do Paraná Integral, programa da Secretaria de Estado da Educação (SEED) que proporciona ensino integral a alunos da rede estadual. A primeira entrega foi para os 218 estudantes do Colégio Estadual Geraldina da Mota, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Na região, cerca de 4 mil alunos de 17 escolas serão beneficiados.
Cada estudante receberá um kit com 10 peças: 3 camisetas manga curta, 2 camisetas manga longa, 1 bermuda, 2 calças de agasalho, 1 jaqueta de agasalho, e 1 blusa de moletom. Ao todo, serão entregues até o mês de agosto 80 mil kits nas 412 instituições que fazem parte do programa. O investimento é de mais de R$ 27 milhões.
“Hoje é um dia histórico para a educação do Paraná. São 80 mil estudantes sendo beneficiados por mais esta política pública do Governo. Lembrando que este é um programa de Estado, o que significa que daqui para frente, independentemente do Governo, estes kits chegarão a todos os alunos da Educação em Tempo Integral. Então, estou muito feliz em poder oferecer isso aos nossos alunos”, completou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Para a coordenadora da Educação em Tempo Integral da Seed, Marytta Renn, o uniforme permite que os estudantes se integrem ainda mais à comunidade escolar. “Eles precisam se sentir parte daquele lugar, de um grupo, e o uniforme identifica, trazendo também segurança para os pais, sem contar a economia”, disse.
Os pais e alunos comemoram a entrega dos uniformes. “As peças são muito bonitas e de boa qualidade. Sem falar da economia que vamos ter lá em casa com o uso dos uniformes”, comemorou Diana de Fátima Melniski, que além é mãe de um estudante, é servidora do Colégio Estadual Geraldina da Mota.
O Paraná Integral oferta o ensino integral em 412 escolas em todo o Estado. Enquanto no ensino regular os estudantes assistem a cinco aulas diárias, totalizando 25 horas semanais (Ensino Fundamental) e seis aulas diárias totalizando 30 horas semanais (Ensino Médio), na educação integral são nove horas diárias e 45 horas semanais.
A duração das aulas é de 50 minutos, com café da manhã, uma hora de almoço, dois lanches (nos intervalos de 15 minutos) e lanche da saída. No total, os alunos fazem cinco refeições na escola.
“A ideia central do ensino integral é proporcionar uma experiência educacional mais ampla, que visa desenvolver não apenas o conhecimento acadêmico, mas também as habilidades sociais, emocionais e práticas dos alunos. Os ganhos alcançam toda a população: tanto os estudantes quanto os pais, que podem ir trabalhar tranquilamente sabendo que os seus filhos vão passar o dia todo na escola, inseridos numa gama diversificada de atividades, em segurança e sendo bem assistidos”, destacou Miranda.
REGIÃO
Nos últimos quatro anos, o número de escolas que oferecem educação integral mais que triplicou no Paraná. Em 2019, o Estado contava com 73 unidades atendendo a modalidade. Em dois anos este número cresceu para 92 e, agora, 412 escolas oferecem educação em tempo integral.
Na região, cinco novos colégios aderiram à modalidade só nos últimos dois anos. Hoje o Núcleo Regional de Educação de Apucarana tem 17 instituições distribuídas em 12 municípios. Apucarana (3) e Arapongas (3) tem maior número de escolas. Jandaia do Sul tem duas unidades. As outras escolas estão em Marumbi, Borrazópolis, Kaloré, Cruzmaltina, Faxinal, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia e Rio Bom.