CIDADES

min de leitura - #

Parcerias garantem cursinho gratuito em Apucarana

Gabrielly Campos

| Edição de 01 de agosto de 2025 | Atualizado em 01 de agosto de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi realizada nesta sexta-feira (1º), no Colégio Estadual Professor Luiz Isidoro Cerávolo, em Apucarana, a aula inaugural do Cursinho Popular Universidade e Comunidade. A iniciativa gratuita é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o próprio colégio.

As inscrições foram abertas no mês de junho inicialmente para alunos do Colégio Cerávolo. O cursinho atenderá cerca de 170 alunos da rede estadual de ensino, que também receberam gratuitamente o material didático. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes das instituições parceiras, além de professores que farão parte da equipe docente.

Com duração de três meses, as aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, além dos dois últimos sábados de cada mês, onde serão realizadas palestras motivacionais e simulados. Serão mais de 20 professores envolvidos no projeto.

Segundo os organizadores, o projeto surgiu como resposta a uma demanda da comunidade por oportunidades de reforço escolar e preparação para o ensino superior. “É uma demanda muito forte da comunidade, porque a gente sabe que nem todos os alunos tem acesso a aulas complementares, então, cientes dessa necessidade de oportunizar esse acesso, nós resolvemos começar nessa empreitada”, afirmou Neluana Ferragini, chefe da divisão de extensão da Proec Unespar.

O diretor do Colégio Cerávolo, Diego Favaro, classificou a data como um marco. “Hoje, aqui, nós tivemos a concretização de um sonho: que é construir pontes para Universidade pública, nós temos aqui dentro hoje a UTFPR e a Unespar, onde nós temos professores e alunos que irão se formar estarão aqui”, destacou.

O diretor-geral da UTFPR, Thiago Cordeiro, ressaltou o caráter inédito da ação na cidade. “É a união de duas universidades, com docentes, mestres e doutores dispostos a oferecer esse curso aos estudantes”, afirmou.

O evento também foi prestigiado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Eu estou feliz de estar aqui, estou percebendo que vai dar certo, e o cursinho você vai ver no final do ano. Vai proporcionar muitas aprovações desses alunos que estão de tarde ali, fazendo parte desse momento”. (GABRIELLY CAMPOS)