CIDADES

min de leitura - #

Paróquia Cristo Rei inicia reforma para comemoração de 60 anos

Gabrielly Campos

| Edição de 14 de julho de 2025 | Atualizado em 14 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Paróquia Cristo Rei, em Apucarana, iniciou um grande projeto de reforma e revitalização da igreja matriz, com investimento estimado em R$ 2 milhões. A obra deve ser concluída daqui aproximadamente dois ou três anos e tem como objetivo celebrar os 60 anos da paróquia, em dezembro de 2028.

As melhorias contemplam tanto a parte externa quanto a interna da igreja. Na área externa, estão previstas a construção de rampas de acesso para garantir a acessibilidade de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além da edificação de uma secretaria paroquial, um espaço inédito na paróquia, que atualmente não conta com estrutura adequada de atendimento. Também serão construídos novos banheiros.

O projeto arquitetônico, elaborado em parceria entre o pároco e a arquiteta Larissa Lopes, busca preservar a originalidade da igreja, que tem forma triangular, valorizando sua história. “Nossa igreja tem essa característica única e ela manterá essa característica. Aqui é lugar de história, não podemos esquecer das pessoas que construíram essa igreja, não apenas materialmente, mas espiritualmente”, destacou o padre Rui Fernando responsável pela paróquia.

No interior da igreja, o piso será totalmente substituído, a paróquia também terá novos aparelhos de som, e de ar-condicionado. O novo projeto do corredor central terá doze cruzes simbolizando os apóstolos, representando o caminho dos fiéis rumo ao altar, centro da celebração eucarística.

Além disso, será construída uma pia batismal, algo que a igreja ainda não possui, acompanhada de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. A proposta é reforçar o significado do batismo como o início da vida cristã.

O presbitério e o altar receberão revestimentos de pedra, em alusão ao sacrifício do Cordeiro de Deus. As cadeiras e bancos serão restaurados, resgatando a cor original da madeira nobre que compõe o mobiliário. O forro da igreja já foi restaurado em etapas anteriores.

“Teremos um espaço digno para o Santíssimo Sacramento, um lugar de honra para que os fiéis possam adorar, rezar e estar próximos do Senhor Jesus”, enfatizou o padre.

O pároco também ressaltou que a obra depende da colaboração de toda a comunidade, seja por meio de doações, trabalho voluntário ou orações. “Serão dois anos ou mais de trabalho. O importante é a união de todos para que possamos celebrar os 60 anos da nossa paróquia com muita dignidade”, concluiu.

Após a conclusão da reforma, a igreja será dedicada, um rito especial que, segundo o padre, consagra o templo definitivamente, impedindo futuras alterações em sua estrutura.