O núcleo regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã, que atende 15 municípios, monitora de perto o plantio da soja. Com a seca prolongada até o mês agosto, as chuvas de setembro ajudaram na antecipação do plantio das sementes. Cera de 80% da área prevista já foi plantada.
Sérgio Carlos Empinotti, agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), explicou que o plantio começou antes do esperado, em meados de setembro. Neste ano a expectativa é de que a área plantada atinja 185 mil hectares, um aumento em relação ao ano passado, quando o grão foi semeado em 175,63 mil ha.
Chuvas pontuais em setembro deram as condições mínimas para a germinação, e, até o final do mês, 10% da área já estava cultivada. Em outubro, o plantio chegou a 80% da área prevista. Da área plantada até agora 60% em fase de desenvolvimento e 40% em fase de germinação.
“A antecipação no plantio deve-se ao interesse em cultivar uma segunda safra de milho (safrinha), que ajuda a melhorar o solo e aumentar a renda, principalmente após uma colheita desfavorável de soja no último ciclo”, explica Empinotti. Na última safra, devido à estiagem, os produtores da região colheram em média 110 sacas por alqueire, abaixo da média histórica da regional, de 141 sacas por alqueire.
O mercado da soja apresenta um cenário mais favorável para os produtores nesta safra. “O preço da soja está subindo lentamente devido à pressão de compra no mercado interno e externo”, comenta Empinotti. Nesta sexta-feira (31), a saca de soja de 60 quilos na região estava cotada à R$ 134,40.