CIDADES

min de leitura - #

Polícia Civil já emitiu mais de 8 mil novos RGs na região

Da Redação

| Edição de 16 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 16 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Polícia Civil já emitiu mais 
de 8 mil novos RGs na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) já emitiu 8.139 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) desde dezembro de 2023 nos municípios pertencentes à 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana, e à 22ª SDP, de Arapongas. Os números foram divulgados a pedido da Tribuna. Em todo Paraná, são 185.780 novas CINs até a última quinta-feira (15). 

O novo modelo de RG segue um padrão único, que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma mesma pessoa em cada um dos estados do Brasil, tendo cada documento uma numeração diferente. Agora, a Carteira de Identidade Nacional tem o número unificado, utilizando o numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF). A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes.

Nos municípios da 17ª SDP são 4.458 CINs até o momento, enquanto na 22ª SDP o número de novos RGs chegam a 3.681 CINs. Apucarana é o município com mais documentos emitidos na região: 2.186 CINs até o momento. Arapongas vem na sequência, com 1.861 CINs; Ivaiporã é o terceiro (628), seguido de Jandaia do Sul (418), Faxinal (414), Marilândia do Sul (128), São João do Ivaí (122) e Grandes Rios (110). 

As solicitações da carteira de identidade são realizadas exclusivamente no site da PCPR, tanto para agendamento de atendimento presencial quanto para atendimento totalmente online através do sistema da CIN Fácil. O procedimento da CIN Fácil permite alterar a fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação. A solicitação pode ser feita por pessoas que já possuam o documento de identificação no Paraná. A CIN possui as versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br. 

O antigo Registro Geral (RG) tem validade até 2032. A nova CIN possui validade de 10 anos. A novidade é uma parceria da PCPR com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que auxiliou na implantação do novo serviço para a produção do documento. A CIN possui versões impressa e digital, que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.