O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) interditou ontem de manhã o tráfego de veículos leves e pesados sob a ponte sob o rio Ivaí na PR-457, entre São Pedro do Ivaí e São João do Ivaí. A interdição segue por 45 dias e é motivada por obras de reforço da estrutura de contenção.
A passagem de pedestres está sendo permitida. Em relação aos motoristas, o DER indica duas rotas alternativas: uma pela PR-317, passando por Floresta e Engenheiro Beltrão e a outra pelas PRC-466, passando por Borrazópolis e Lidianópolis.
A interdição da ponte segue, segundo o DER, até 10 de outubro. Para reforçar a contenção, será necessário desmontar das cabeceiras da ponte, recompor aterro e implantar novas lajes de transferência no encontro entre a ponte e as cabeceiras. Há sinalização em ambos os lados do rio para alertar motoristas que se aproximam do trecho.
O investimento é de cerca de R$ 2 milhões e está incluso em um contrato de manutenção de 13 obras de arte especiais (OAEs) do Escritório Regional Vale do Ivaí da Superintendência Regional Norte do DER/PR. Esta ponte tem 300 metros de comprimento e 12,5 metros de largura, com duas faixas de rolamento e acostamento em ambos lados da pista.
Além do reforço, o investimento prevê uma reforma geral, com reparos e recuperação da superfície das estruturas de concreto, melhoria do sistema de drenagem e também reparo do pavimento, reforço da sinalização e instalação de dispositivos de segurança, limpeza e pintura, entre outros.
A reforma é feita antes do início da temporada de chuvas e de cheia do Rio Ivaí .