A Universidade Federal do Paraná (UFPR) corre o risco de ficar sem o imóvel onde funciona o campus da instituição em Jandaia do Sul. A Justiça Federal determinou o leilão do prédio, que foi marcado para 2 de outubro. O imóvel está avaliado em R$ 22.747.800,00.
O prédio é da Fundação Educacional Jandaia do Sul, mantenedora da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan). As instalações estão penhoradas por conta de dívidas previdenciárias da proprietária. A instituição de ensino particular aluga o local para a prefeitura, que cede o espaço à UFPR desde 2014 por meio de um acordo de cooperação.
Se não houver propostas em 2 de outubro, uma nova sessão de lances ocorrerá uma semana depois, no dia 9.
A UFPR negou qualquer risco de os estudantes ficarem sem um lugar para as aulas e indicou que tentará permanecer no mesmo imóvel.
Segundo a universidade, 350 alunos estudam no local em cinco cursos de graduação: Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação. O campus de Jandaia é o único da instituição localizado na região norte do Paraná.
Já a Fundação Educacional admitiu dívidas tributárias, mas apontou que está contestando os débitos por entender ilegalidade e inconstitucionalidade nas cobranças por parte da União Federal.
A UFPR tem projeto para construir um campus próprio em Jandaia do Sul. A licitação da obra, segundo a instituição, só deve acontecer no início de 2024.