Arapongas comemora nesta quinta-feira, dia 10, seus 77 anos de emancipação política e administrativa. Com cerca de 123,8 mil habitantes, o município é uma das grandes potências econômicas do Paraná, abrigando o maior parque moveleiro do Estado e do Brasil.
Para o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD), a população tem o que comemorar nesta data, porque, além de ostentar o maior parque moveleiro do País, que é muito sólido, Arapongas vem avançando bastante em outras áreas, principalmente na educação, na saúde e em obras físicas.
Em entrevista ao TNOnline, Onofre cita a chegada do curso de Medicina, que está sendo conduzido através do Hospital Norte Paranaense (Honpar). No seu entender, além de já ser referência regional em saúde, Arapongas deverá se transformar num grande polo universitário em função deste curso de Medicina, do Técnico em Enfermagem e de outras faculdades que surgirão na sequência.
O prefeito lembra que as tratativas para implantação do curso de Medicina em Arapongas tiveram início há seis anos atrás. “Em 2018 nós plantamos essa semente e estamos colhendo o fruto agora. Eu acredito que Arapongas se tornará um polo universitário num prazo muito curto, muito rápido, não tenho nenhuma dúvida sobre isso”, afirma.
Para Onofre, a festa dos 77 anos é de todos os araponguenses, dos trabalhadores. Ele observa que o parque moveleiro, por exemplo, foi constituído lá atrás por trabalhadores. “Se pegar nossos empresários, eles vieram da roça, do pé de café, do chão de fábrica e constituíram o maior parque moveleiro do Brasil. E quem constituiu esse parque moveleiro foram os araponguenses, não veio empresário de fora se instalar aqui. Nós temos gente da casa que construiu com dificuldade, passou suas crises e hoje são verdadeiras fortunas que dão emprego para nossos trabalhadores”, comenta.
Neste aspecto, Onofre faz uma avaliação positiva de Arapongas do ponto de vista econômico e social, levando-se em conta que o município, segundo ele, está sempre numa posição entre a 12ª e a 14ª economia do Estado. “Arapongas é uma das únicas cidades do Paraná que tem carro de som na rua pedindo mão de obra e isso é muito bom. Onde tem mão de obra e tem emprego a economia vai bem”, analisa.
Da parte do poder público, Onofre salienta que a administração municipal tem feito de tudo para garantir o crescimento econômico e social da cidade, com obras que atendem aos interesses da população. “Fizemos mais de R$ 600 milhões em obras e vamos deixar para o próximo prefeito mais R$ 100 milhões em obras para ele inaugurar no ano que vem”, informa o prefeito.
Resultado do pleito municipal foi positivo
Além dos 77 anos de emancipação política e administrativa de Arapongas, o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSD) também comemora o resultado das eleições do último domingo, quando o candidato a prefeito de seu grupo político, Rafael Cita (PSD), foi eleito com 30.557 votos.
“A proposta venceu o ódio, porque eles não fizeram nada de proposta a campanha inteira, eles só propagaram o ódio, discórdia, calúnia, difamação, xingando minha mãe que tem 86 anos, minhas irmãs e minha família”, lamenta. Segundo Onofre, o grande projeto do adversário foi tentar destruir as famílias, enquanto o grande projeto de Rafael Cita foi apresentar um plano de governo para os quatro anos.
O prefeito garante que vai entregar a Prefeitura ao seu sucessor com as finanças em dia e sob controle. Neste restante do ano, a administração municipal vai estar trabalhando no fechamento do exercício. “Eu acredito que a gente sai com a cabeça erguida, ciente do dever cumprido e isso é a melhor coisa do mundo”, diz.