Ferramentas de segurança, detalhamento de obras estaduais e demandas dos municípios da região foram tratadas ontem, em Londrina, por prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), presente na reunião destacou que o encontro é uma agenda organizada pelo secretário das Cidades, o Guto Silva, e contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Alexandre Curi para tratar, principalmente, sobre os investimentos que o governador Ratinho Jr vai realizar nos municípios e para explicar como esses investimentos serão colocados.
“Foi bom porque os prefeitos puderam entender como captar melhor esses recursos e nós saímos daqui com uma missão: fazer cada vez mais projetos para captar esses recursos que estarão disponíveis”, destaca. “Aproveitem esse momento: se tiver projeto, e projeto bom, os prefeitos vão voltar com recursos das políticas públicas para as cidades”, frisa o deputado estadual Alexandre Curi.
Guto Silva anunciou que os prefeitos terão acesso ao sistema que detalha o andamento de obras no Paraná. “Nós vamos fazer esse trabalho pessoal, de verificação, para dar a velocidade”, explica. “Segundo, no mês de junho nós vamos lançar um programa e dar câmera de vigilância para todos os municípios do Paraná – com reconhecimento facial - e vamos integrar todos esses sistemas no Batalhão de Polícia da região”, comenta Guto Silva.
“Nós vamos fazer essa cerca digital, essa muralha digital, para poder dar segurança, conforto, integrado com polícia, com as guardas municipais. Vai ser um grande programa de inteligência artificial”, pontua.
O superintendente de Apoio aos Municípios, e ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que também presidiu a Amepar, fez um balanço positivo sobre a reunião.
“A Superintendência de Apoio aos Municípios tem justamente essa função: abrir as postas do governo para todos os prefeitos e ajudar, principalmente os pequenos municípios, a terem amplo acesso às obras e aos programas estaduais. Nesse sentido, o encontro foi extremamente produtivo”, avaliou Sérgio Onofre.