O Baile do Chapéu de Palha - uma tradição em Apucarana na década de 80 - transformou tarde dançante da terceira idade no Sesc, às sextas-feiras, num arraiá julino. A quadra de esportes recebeu decoração, teve comida típica, quadrilha e muita gente vestida especialmente para a ocasião.
O noivo e a noiva da quadrilha são frequentadores assíduos dos dois bailes da terceira idade promovidos semanalmente pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. “Fiz questão de ser a noiva neste baile que não perco de jeito nenhum toda semana. É tudo de bom para nós nesta idade. Aqui a gente se anima, faz amizade, dá muita risada e o que é melhor de tudo, dança. Dançar é como uma terapia para mim”, avalia Aparecida Bastistão, de 64 anos, moradora do Jardim das Flores, fazendo questão de destacar que nunca faltou aos bailes desde 2016.
O Baile do Chapéu de Palha teve a presença do prefeito Junior da Femac. “Os bailes da terceira idade proporcionam qualidade de vida e levam alegria para essas pessoas. Cada uma tem uma história de vida, que nos honra e temos admiração”, afirma o prefeito Junior da Femac.
“Essa é mais uma forma de demonstramos para essas pessoas o quanto são valiosas e que merecedoras de atenção nesta administração municipal”, diz a secretaria da Assistência Social, Jossuela Pirelli.
Os bailes da terceira idade acontecem duas vezes por semana. Às quartas-feiras, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no Jardim Aeroporto. E as sextas-feiras, na quadra esportiva do Sesc. A atividade vem sendo mantida desde 2013.