A Prefeitura de Arapongas inaugurou nesta sexta-feira (4) as obras de interligação dos Bairros Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Novo Horizonte. A solenidade ocorreu em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ulysses Guimarães. A transposição foi nomeada Antônio Facioli Sanches, uma homenagem ao fundador do Grupo Verona.
O valor do investimento é de R$ 11,7 milhões e a transposição é considerada estratégica no plano viário de Arapongas, facilitando o trânsito entre essas localidades. O projeto é composto pela construção de acesso viário através de pontes, incluindo drenagem, pavimentação asfáltica, sinalização, iluminação pública e arborização.
Wilson Sanches, filho de Antônio, em nome da família do homenageado, agradeceu o reconhecimento do legado do pai. “É uma homenagem que nos enche de alegria e com certeza ficará marcada para nós para o resto de nossas vidas”.
O ex-prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, que iniciou a obra, e atual superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil do Paraná, Sérgio Onofre, ressaltou a importância da obra para comunidade. “E nada mais justo do que colocar, em uma obra que vai beneficiar os trabalhadores, o nome de um trabalhador como o seu Antônio: esta obra que encurta o caminho de muitos trabalhadores que vão para o Parque Industrial”, diz.
O prefeito Rafael Cita destacou as dificuldades do projeto. “Se você chegasse aqui antes e olhasse para esse matagal, esse fundo de vale, você falaria: ‘é impossível fazer uma obra dessa. Não tem como’. Mas junto com a equipe da Secretaria de Obras, havia a solução. E é esta obra grandiosa e espetacular”, ressaltou.
A solenidade contou ainda com as presenças da vice-prefeita Édina Kümmel; do comandante da Sétima Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Arapongas, major Alesandro Luis Wolski; além de secretários municipais, vereadores, outras autoridades e familiares do homenageado.
HOMENAGEADO
Antônio Facioli Sanches, fundador do Grupo Verona era natural de Promissão (SP). Já casado com a esposa Leonildes Vecchiate Sanches veio para Arapongas com a família em 1967. Atuou no comércio - abriu uma pequena “venda” com pai -, como corretor no setor imobiliário e na agropecuária. Em 1990, adquiriu o Verona Supermercados, grupo que atualmente conta com 1,7 mil funcionários e atua em várias frentes do varejo. Ele faleceu em 18 de março de 2025, aos 84 anos.