Depois de finalizar os trabalhos no Jardim Catuaí, a Prefeitura de Apucarana conclui ainda nesta semana a modernização da iluminação pública no Núcleo Habitacional Parigot de Souza, onde 90 luminárias antigas estão sendo substituídas por novas, em tecnologia LED, na potência de 120 watts.
“Além do aspecto urbano, valorizando ainda mais o bairro, a nova iluminação gera efeitos positivos nos índices de segurança, beneficiando moradores, trabalhadores e estudantes que precisam se deslocam no período noturno”, ilustra o prefeito Junior da Femac, frisando que o investimento é uma reivindicação dos vereadores Tiago Cordeiro e Luciano Facchiano.
Moradora há mais de 20 anos do núcleo habitacional, Angelina Bertolin, disse que levou um grande susto na noite de ontem quando a luminária do poste de iluminação pública de fronte à sua residência acendeu. Segundo ela, a claridade da nova lâmpada instalada na rua Balduíno Cordeiro Neira é surpreendente. “A frente da minha casa estava parecendo dia, até fui chamar a minha filha para ver. Uma coisa muito boa, nem precisarei mais acender a luz da minha varanda e até vou trocar a cortina da sala, para não entrar tanta luz”, disse ela.
O novo padrão de iluminação em LED adotado pela prefeitura, explica o superintendente do Idepplan, Lafayete dos Santos Luz, visa a eficiência e economicidade.
Segundo ele, somente neste ano mais de R$2,5 milhões já foram investidos na modernização de pontos em diversos bairros. “Dos 18 mil pontos instalados em postes da Copel, já promovemos a modernização de 13,5 mil ao longo dos últimos anos, o que representa cerca de 75%. Da meta de 4,2 mil pontos para este ano, já efetivamos a substituição de 3,5 mil”, conclui Lafayete Luz, superintendente do Idepplan. Os recursos do investimento são provenientes da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).