CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura fornece oxigênio domiciliar a 130 apucaranenses

Da Redação

| Edição de 15 de fevereiro de 2024 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024
Imagem descritiva da notícia Prefeitura fornece oxigênio domiciliar a 130 apucaranenses

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Há três anos, Ville de Quadros Soares, de 77 anos, é um dos pacientes atendidos pelo Programa de Fornecimento de Oxigênio Domiciliar em Apucarana. O serviço prestado pela Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), beneficia atualmente 130 apucaranenses, mas já chegou a ser fornecido para 160 pessoas de uma só vez.

“Poder ter o oxigênio na minha casa é essencial na minha vida. Eu tenho bronquite asmática e, devido às crises de falta de ar, precisava buscar atendimento na UPA de 2 a 3 vezes por semana e chegava a ser internado. No momento, se não usar o oxigênio de 5 a 6 vezes por dia não consigo nem andar. Agradeço muito a prefeitura por esse serviço que ajuda muito pessoas como eu”, relata Ville Soares, morador no Residencial Orlando Bacarin.

Para o prefeito Junior da Femac (PSD) essa é uma ação importante da saúde de Apucarana, que tem salvado vidas. “Garantimos recursos próprios do município para continuar dando esse essencial suporte para dezenas de apucaranenses”, disse.

Segundo o superintendente da Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente, o serviço oferecido pela prefeitura, além de ser um direito do paciente, é uma garantia de melhora na qualidade de vida e reflete também na saúde física e mental de toda a família. “É o SUS gratuito e universal na casa das pessoas”, assinala. 

De acordo com Odarlone Orente, o fornecimento de oxigênio domiciliar atende pessoas com problemas respiratórios, cardiológicos e outras doenças crônicas que necessitam de suporte de oxigênio por tempo indeterminado e gratuitamente.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, explica que os pacientes são atendidos por aparelhos que produzem oxigênio (concentradores) pela energia elétrica na própria residência, o que é muito seguro para os usuários e, em determinadas exceções, através de cilindros de oxigênio.

Quando esse equipamento (concentrador) é implantado no domicílio ele vai acompanhado por um cilindro de oxigênio reserva para caso ocorra falta de energia elétrica ou avaria do equipamento, assim o paciente não ficará sem o suporte de oxigênio até que a situação do equipamento seja regularizada.