CIDADES

min de leitura - #

PRF apreende 5 toneladas de maconha em carreta na BR-376

Da Redação

| Edição de 04 de novembro de 2025 | Atualizado em 04 de novembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 5 toneladas de maconha no final da tarde desta terça-feira (4), na BR-376, entre Apucarana e Califórnia. O entorpecente estava sendo transportado em uma carreta e a apreensão ocorreu durante uma fiscalização de rotina da corporação.

Segundo o agente da PRF, Fábio Sagati, a equipe estava em fiscalização em frente à unidade operacional, próxima ao distrito de Vila Reis, em Apucarana quando deu ordem de parada a uma carreta Scania.

“O condutor acabou desobedecendo essa ordem de parada. Diante dessas circunstâncias, as nossas equipes acabaram deslocando atrás desse veículo e, aproximadamente uns 3 km depois da nossa unidade, a ordem de parada foi obedecida após várias tentativas”, explicou Sagati.

Durante a abordagem, que ocorreu nas proximidades de Califórnia, a suspeita foi confirmada imediatamente. “Já na aproximação do veículo, nossas equipes já sentiram um forte odor de maconha, sendo exalado da carroceria desse veículo”, relatou o policial.

Ao verificar a carga, os agentes encontraram o entorpecente. A droga estava protegida apenas por uma lona e não havia nenhum outro tipo de mercadoria na carreta.

O motorista, um homem de 38 anos, morador do Mato Grosso do Sul, disse que pegou o caminhão no município de Maringá e seu destino final seria Curitiba.

Ele foi preso em flagrante e encaminhado para 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, juntamente com o veículo e a droga apreendida, que totalizou 5.214 kg. O caso agora segue para investigação pela Polícia Civil de Apucarana.

A apreensão realizada ontem foi a maior registrada nos últimos sete anos na área da subdivisão, além de superar as apreensões realizadas durante todo este ano. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança, entre janeiro e setembro, foram apreendidos 4.913 kg de maconha em toda área da 17ª SDP, que compreende 26 municípios. A apreensão de ontem equivale, portanto, a praticamente toda a maconha apreendida até agora na região.

As apreensões deste ano, mesmo sem a contabilização da carga localizada ontem, já superam em 75% toda o volume apreendido no ano passado na área da subdivisão. Em 2024, foram retirados de circulação 2.940kg de maconha nos municípios da região.

A apreensão de ontem também é a maior de toda série histórica disponível na plataforma do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Sesp, que tabula dados de apreensões desde 2019.