CIDADES

min de leitura - #

PRF discute modalidade de fiscalização por velocidade média

Da Redação

| Edição de 13 de maio de 2025 | Atualizado em 13 de maio de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está discutindo a implantação da fiscalização por velocidade média nas rodovias brasileiras. Um encontro sobre o tema ocorreu no Paraná na última sexta-feira (9) no auditório da corporação em Curitiba. O encontro contou com a presença de representantes dos três poderes, instituições públicas, organizações internacionais, especialistas em trânsito e segurança viária e a sociedade civil.

O debate ficou centrado em projetos de lei que têm a proposta de modernizar a fiscalização de trânsito por meio do cálculo da velocidade média dos veículos em trechos específicos monitorados, modelo já utilizado em pelo menos 27 países. A proposta visa reduzir acidentes em trechos críticos, como serras com alto índice de acidentes. Em geral, os países que adotaram a forma de fiscalização registraram expressivas reduções de acidentes e mortes.

“Alterar o texto atual do Código de Trânsito é fundamental para se permitir o controle da velocidade média nas vias brasileiras, uma medida que já é adotada, com sucesso comprovado, em ao menos 16 dos 27 países da União Europeia”, observa Fernando César Oliveira, superintendente da PRF no Paraná.