CIDADES

min de leitura - #

Professores dão dicas para fazer prova com tranquilidade

Cindy Santos

| Edição de 01 de novembro de 2024 | Atualizado em 01 de novembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste domingo, mais de 6.850 estudantes da região fazem a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na véspera da prova, a orientação é descansar e relaxar.

Essa é a dica do professor Bruno Lacerda, coordenador pedagógico do Colégio Mater Dei e do Curso Pré-Vestibular TetraMais. Segundo ele, o dia que antecede a prova deve ser destinado ao descanso para preparar o corpo e a mente para o exame que, segundo ele, é bastante trabalhoso. “Sábado é dia de respirar e conversar com a família. E a família deve acolher esse aluno, incentivar. Isso é fundamental nessa hora, porque a gente sabe que o desafio é grande”, afirma.

A redação é a parte da prova do Enem mais temida por muitos estudantes e será feita neste domingo. Conforme o professor Guilherme Bomba, especialista em História Política e Social, a prova busca correlacionar o ensino com a sociedade, então a escolha de temas discutidos atualmente como questões climáticas, inteligência artificial podem ser uma das propostas nesta edição. “São temas possíveis. O aluno tem que se preparar para uma série de situações. Mas, mais importante do que saber o tema, é saber como trabalhar. Então, estar atento a atualidades, entender o que está acontecendo é primordial”, enfatiza.

Mas além do tema, as dúvidas pairam sobre o momento ideal para começar a escrever o texto, afinal, na primeira fase são 90 questões objetivas além da redação. Lacerda orienta o aluno a resolver as questões mais fáceis, que tem peso maior na prova e deixar complexas para depois da redação. “A dica é começar pelas questões que você já sabe e aquelas que precisa pensar já pula, deixa para uma segunda etapa”, aconselha. (CINDY SANTOS)