CIDADES

min de leitura - #

Programa de ortodontia atende mais de 500 alunos em Apucarana

Da Redação

| Edição de 19 de setembro de 2023 | Atualizado em 19 de setembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Programa de ortodontia atende mais de 500 alunos em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Programa de Ortodontia da Prefeitura de Apucarana atingiu o marco 562 alunos atendidos. A instalação de aparelhos ortodônticos em estudantes da rede municipal de ensino é feita de forma totalmente gratuita, com recursos municipais. O programa é pioneiro.

O tratamento atende alunos de 9 a 11 anos e é sendo executado pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Intensificado pelo trabalho de busca ativa em sala de aula pela equipe do CEO, o programa já chegou em 21 das 36 escolas municipais. 

O dentista Orlando Cesar Clebis destaca a importância do tratamento ortodôntico. “O material utilizado e as técnicas são exatamente iguais ao da rede particular. Intervindo na correção da arcada dentária, ocorre a melhora das funções da fala e mastigação, bem como da estética. É muito recompensador testemunhar a alegria dos alunos e seus pais com o resultado no tratamento”, afirma o dentista.

“Apucarana é a única cidade do Brasil que oferece tratamento ortodôntico para alunos da rede municipal, custeado por um programa da prefeitura. Essa iniciativa não existe em outro lugar do Brasil”, observa o Clebis.

A aluna Zarah Rebeka Zanlorenzzi, 12 anos, iniciou o tratamento quando cursava o 5º ano da Escola Municipal Gabriel de Lara. “Estou no final do tratamento e foi uma oportunidade única. Precisava desse atendimento porque sentia dor quando mastigava. Meus dentes agora estão lindos e ajudou também na minha auto-estima”, avalia Zarah. 

“Minha filha precisava deste tratamento, ela tinha mordida cruzada e não tínhamos condições de pagar o tratamento. O atendimento foi maravilhoso e o resultado excelente”, acrescenta a mãe de Zarah, Andressa Xaiene.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bacchiega, lembra que o programa começou em 2020, mas teve que ser interrompido devido à pandemia. “A Autarquia Municipal de Saúde retomou o atendimento e só neste ano praticamente triplicou número de escolas beneficiadas. São 21 no momento, mas vamos chegar aos 36 estabelecimentos”, afirma Bachiega. 

O prefeito Junior da Femac destaca que o Programa de Ortodontia é dos orgulhos da administração municipal. “Trata-se de uma iniciativa colocada em prática na nossa gestão municipal. Queremos garantir a saúde bucal e um belo sorriso das nossas crianças”, destaca o prefeito.

O atendimento inclui a instalação do aparelho ortodôntico e a manutenção mensal, um acompanhamento padrão para que o tratamento tenha êxito. 

COMO FUNCIONA

Tudo começa nas escolas com a triagem dos alunos dentro da faixa etária de 9 e 11 anos, a cargo de dentistas com especialidade em ortodontia. Nesse momento é avaliado quem necessita do tratamento ortodôntico. O próximo passo é o envio de um comunicado aos pais solicitando a autorização para o filho realizar o procedimento.