CIDADES

min de leitura - #

Programa leva estudantes de Ivaiporã ao Rio Pindaúva

Da Redação

| Edição de 30 de agosto de 2024 | Atualizado em 30 de agosto de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Criado pela Sanepar em 2013, o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio já levou milhares de alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos a refletir ação do homem para a qualidade e quantidade da água disponível da bacia hidrográfica na qual sua escola está inserida. Nesta semana, o alvo do projeto foi o Rio Pindaúva, principal manancial de Ivaiporã.

O projeto levou alunos do Sesc Ivaiporã e do Colégio Estadual Bento Mossurunga para realizar coletas e análises da água do Rio Pindaúva, em Ivaiporã. Com um kit didático fornecido pela Sanepar, eles investigaram parâmetros físicos, químicos e microbiológicos da água do manancial.

“Discorremos sobre cada um dos parâmetros e sobre o que pode estar ocorrendo na bacia para a alteração dele”, comenta a assistente social da Sanepar, gestora do projeto em Ivaiporã, Angela Pagani.

Ela diz que nas visitas em campo é muito mais fácil visualizar o impacto da falta de mata ciliar, por exemplo, para a qualidade da água.

“O que nós percebemos é que os alunos, embora conheçam os conceitos que são trabalhados, muitas vezes eles não relacionam com o dia a dia, com a região onde eles moram. Não relacionam, por exemplo, o quanto a destinação irregular de resíduos pode impactar na qualidade da água, no ambiente como um todo”, relata Angela.

O Projeto prevê cinco encontros com atividades dentro e fora da escola para despertar o senso crítico e o olhar sistêmico da comunidade escolar. Isso porque a expectativa é a de que os jovens multipliquem as informações recebidas junto à sua comunidade, tanto na escola como aos familiares e amigos.