Trabalhadores e prestadores de serviços de um consórcio contratado pela Viapar para construir o contorno viário de Jandaia do Sul (PR), na BR-376, voltaram a bloquear a rodovia na tarde desta sexta-feira (19). Uma longa de fila de veículos se formou no trecho, que teve o trânsito liberado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da tarde.
Os problemas começaram no final do ano passado, quando os trabalhadores realizaram os primeiros protestos, cobrando o pagamento de salários atrasados e serviços executados.
O consórcio foi contratado pela Viapar para realizar a obra após o fim do contrato da concessionária com o Estado, em cumprimento a um acordo de leniência com a Justiça Federal.
Familiares de trabalhadores e prestadores de serviço argumentam que o consórcio deixou a obra sem pagar as suas obrigações. Um prestador de serviço diz ter a receber R$ 300 mil do consórcio.
A Viapar informou, via assessoria de imprensa, que as obras continuam e não estão paradas. “A Viapar não paralisou a obra, encontra-se em fase de conclusão. Em relação ao manifesto ocorrido na presente data, a Viapar acionou a polícia para que, diante do poder que lhe é investido, tome as medidas pertinentes”.