CIDADES

min de leitura - #

Quase 260 candidatos disputam vaga para conselhos tutelares da região

Adriana Savicki

| Edição de 29 de setembro de 2023 | Atualizado em 29 de setembro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acontecem neste domingo (1), de forma unificada em todo país, as eleições do Conselho Tutelar. Na região, 256 candidatos vão disputar 27 Conselhos Tutelares instalados nos 26 municípios do Vale do Ivaí e Arapongas. Serão eleitos 135 novos conselheiros tutelares. 

O Conselho Tutelar de Arapongas é o mais disputado da região. São 21 candidatos concorrendo as cinco vagas e os votos dos 82.690 eleitores aptos a votar no pleito.

Outro município onde o pleito será bastante disputado é Godoy Moreira, onde 15 candidatos disputam votos dos 2.738 eleitores. Ivaiporã, com 14 candidatos, Borrazópolis (13) e Rosário do Ivaí (11) aparecem na sequência.

De outro lado, em três municípios: Marumbi, Novo Itacolomi e Grandes Rios apenas cinco candidatos – o número total de conselheiros – tiveram as candidaturas aprovadas e homologadas. Nestes municípios, não serão eleitos suplentes e, caso um conselheiro precise se afastar, será necessário convocar uma eleição suplementar.

Os 256 candidatos que disputam uma vaga como conselheiro na região foram aprovados em um processo de seleção que inclui prova escrita de aferição de conhecimentos, além de análise documental que comprove a critérios exigidos  como idade mínima de 21 anos, tempo mínimo de residência no município, comprovada atuação na área da infância e juventude, entre outros. Apenas os candidatos que são aprovados em todos os processos vão para as urnas.

Ao contrário das eleições, o voto para escolha do Conselho Tutelar não é obrigatório. Por conta disso, em boa parte dos municípios da região, as eleições ocorrem em apenas um local de votação. Em outros, urnas serão disponibilizadas na área urbana e rural.

O esquema de votação segue horário único, das 8 às 17 horas. Em parte dos municípios, o processo de votação será feito com urna eletrônica, nos mesmos moldes das eleições gerais, com apoio da Justiça Eleitoral. Também é permitida a realização de votação em cédulas de papel.

O resultado da votação será divulgado no mesmo dia e a posse dos novos representantes dos conselhos será em 10 de janeiro. (COLABOROU CINDY SANTOS)

Promotora destaca importância do voto

A promotora da Vara da Infância, Família e Juventude, de Apucarana, Vivian Christiane Santos Klock faz um apelo para que a população compareça às urnas. “Por ser um dos principais canais entre a população e as autoridades públicas, dentro da rede de proteção da infância e juventude, é salutar que haja participação maciça da população nas eleições do dia 1º de outubro, oportunidade na qual cada cidadão poderá escolher seu representante na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, comenta.

A promotora destaca que o Conselho Tutelar tem papel fundamental na sociedade, uma vez que representa a comunidade na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescente. 

“A atribuição precípua do Conselho Tutelar é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, sendo a porta de entrada para o recebimento de denúncias e para a aplicação de medidas de proteção. O Conselho Tutelar, após o recebimento de notícia envolvendo violação de direitos de crianças e adolescentes, aplica as medidas de proteção necessárias de acordo com a situação reportada e faz os encaminhamentos aos órgãos responsáveis”, explica. 

Apucarana terá transporte coletivo gratuito

Por conta da eleição do Conselho Tutelar, os eleitores de Apucarana poderão utilizar o transporte coletivo urbano gratuito, durante todo o dia, em todas as linhas da Viação Apucarana Ltda (VAL), até o terminal urbano.

O anúncio foi confirmado nesta sexta-feira pelo prefeito Junior da Femac. O único local para votação será na Escola Municipal Braga Côrtes. “Faço um apelo aos eleitores, no sentido de que participem e exerçam o seu direito de voto. Trata-se de um importante órgão, que atua na proteção e nos direitos das nossas crianças e adolescentes”, pontua o prefeito Junior da Femac..       

As candidaturas oficializadas e seus respectivos números nas urnas são os seguintes: Alexandre Machado da Silva (647); André dos Reis Avelar (807); Bruna Carolina de Melo (491); Camila Mara Monteiro Kreich Nunes (385); Fábio Lucas de Barros (496); Juliane de Lima (834); Luci Fernandes Silva (783); Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira (602); Marilene Silva Nascimento (375); Pablo Mateus Morais da Cunha (986); e Sonia Mara de Araujo (914).   

O mandato será de quatro anos (2024/2027) e os titulares vão receber um salário mensal de R$ 4.319,11.