CIDADES

min de leitura - #

Região tem 1º município com índice de epidemia de dengue

Da Redação

| Edição de 21 de janeiro de 2025 | Atualizado em 21 de janeiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) publicou nesta terça-feira (21) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 950 casos da doença. Na região, Grandes Rios é o primeiro município em situação de epidemia, com 21 casos e um índice de 483 casos/100 mil habitantes. A epidemia leva em conta o número de casos com base no tamanho da população.

“Hoje (terça-feira), nossos técnicos estiveram em Grandes Rios realizando treinamento e orientação com profissionais da área da saúde. No final de semana teremos um mutirão para descartes na cidade feito pela prefeitura com acompanhamento da regional. Todos os esforços dos nossos técnicos estão foçados nos resultados de Grandes Rios”, disse o chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi.

Segundo ele, a Regional também está acompanhando o avanço da doença em Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia, que estão em situação de alerta. “Estamos acompanhando todos (os municípios). O combate à dengue é prioridade da regional. Em Rio Bom, por exemplo, a maioria dos positivados foi no início do período epidemiológico. Instruímos, atuamos e ajudamos, e os casos diminuíram. Estamos fazendo esse trabalho também nos outros municípios, inclusive Apucarana”, diz.

Na área da 16ª RS são 217 casos confirmados da doença neste ano epidemiológico, um aumento de 19% em relação ao boletim da semana passada, quando 182 foram confirmados. A regional tem 17 municípios em sua área de abrangência e em apenas um município – Borrazópolis – nenhum caso foi registrado neste período epidemiológico.

PARANÁ

Os dados do atual período epidemiológico no Paraná, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 61.319 notificações, 8.034 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue.

No total, 386 municípios já apresentaram notificações da doença, a qual é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e 289 possuem casos confirmados.

As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a 17ª Regional de Saúde de Londrina (1.633); 14ª RS de Paranavaí (1.270); 15ª RS de Maringá (579); 2ª RS Metropolitana (576) e 9ª RS Foz do Iguaçu (528).

Sesa promove 1º encontro do Comitê Intersetorial

O primeiro encontro do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue em 2025 foi realizado nesta terça-feira (21), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), no Palácio Iguaçu em Curitiba. Além do grupo, composto por representantes de 13 secretarias, autarquias e órgãos estaduais e 32 instituições parceiras, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) consolidou o apoio do Conselho Regional de Corretores do Paraná (Creci-PR). A reunião teve o objetivo de discutir e analisar o atual panorama das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) no Paraná.

Também esteve presente na reunião do comitê a consultora técnica da coordenação geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Marcela Santos, trazendo o panorama geral das arboviroses no Brasil.

“É fundamental promover uma coordenação eficiente e intensificar as iniciativas colaborativas entre os diferentes setores do Governo e as organizações da sociedade civil para assegurar resultados efetivos. O panorama atual sugere a união de forças”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.