Levantamento feito pela Tribuna com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) aponta que mais de 27 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) estão vencidas na região. O total corresponde a 12% dos 235,7 mil documentos registrados até julho deste ano em 28 municípios, o que representa 11,5% dos condutores habilitados. Desde a semana passada, o procedimento de renovação está mais caro no estado (ver box).
Apucarana, sede da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), concentra 8.686 motoristas com o documento vencido entre os 70.599 condutores cadastrados no município, o equivalente a 12,3%. Arapongas contabiliza 7.974 CNHs vencidas ante 68.532 condutores habilitados, o que corresponde a 11,6%. Em Ivaiporã, são 1.881 habilitações com prazo expirado para um total de 18.407 documentos registrados (10,2%).
Para regularizar a situação, o chefe da 15ª Ciretran de Apucarana, Luiz Gustavo Fujiwara, orienta que o motorista consulte o status do documento e inicie a renovação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Pela plataforma, é possível emitir guias de pagamento e agendar os exames necessários.
“A primeira recomendação é justamente verificar o aplicativo, que facilita bastante a vida do motorista e evita deslocamentos desnecessários”, orienta Fujiwara. Ele ressalta, no entanto, que o atendimento presencial segue disponível para quem tem dificuldades com os canais digitais. “A tecnologia precisa estar a serviço do cidadão, e não ser uma barreira. As autoescolas de Apucarana também são importantes parceiras nesse processo e estão preparadas para auxiliar. A ideia é que o cidadão tenha diferentes caminhos para fazer a renovação”, complementa.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma margem de tolerância de 30 dias após o vencimento da CNH para que o condutor continue dirigindo de forma legal. O chefe da Ciretran alerta sobre as consequências de ultrapassar esse prazo. “Pela legislação, trafegar com a CNH vencida há mais de 30 dias configura infração gravíssima”, adverte. Além da multa de R$ 293,47 e dos sete pontos na carteira, o veículo pode ser retido até a apresentação de um condutor habilitado.
Fujiwara reforça a necessidade de planejamento por parte dos motoristas da região. “Não deixe para a última hora. Verifique se consegue resolver pelo Detran Inteligente. Se tiver dificuldade, procure uma autoescola ou venha até a Ciretran”, finaliza o chefe do órgão.