CIDADES

min de leitura - #

Região tem mais de 27 mil CNHs vencidas

Diagramação02

| Edição de 10 de agosto de 2026 | Atualizado em 10 de agosto de 2026
CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação
CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Levantamento feito pela Tribuna com dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) aponta que mais de 27 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) estão vencidas na região. O total corresponde a 12% dos 235,7 mil documentos registrados até julho deste ano em 28 municípios, o que representa 11,5% dos condutores habilitados. Desde a semana passada, o procedimento de renovação está mais caro no estado (ver box). 

Apucarana, sede da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), concentra 8.686 motoristas com o documento vencido entre os 70.599 condutores cadastrados no município, o equivalente a 12,3%. Arapongas contabiliza 7.974 CNHs vencidas ante 68.532 condutores habilitados, o que corresponde a 11,6%. Em Ivaiporã, são 1.881 habilitações com prazo expirado para um total de 18.407 documentos registrados (10,2%).

Para regularizar a situação, o chefe da 15ª Ciretran de Apucarana, Luiz Gustavo Fujiwara, orienta que o motorista consulte o status do documento e inicie a renovação por meio do aplicativo Detran Inteligente. Pela plataforma, é possível emitir guias de pagamento e agendar os exames necessários.

“A primeira recomendação é justamente verificar o aplicativo, que facilita bastante a vida do motorista e evita deslocamentos desnecessários”, orienta Fujiwara. Ele ressalta, no entanto, que o atendimento presencial segue disponível para quem tem dificuldades com os canais digitais. “A tecnologia precisa estar a serviço do cidadão, e não ser uma barreira. As autoescolas de Apucarana também são importantes parceiras nesse processo e estão preparadas para auxiliar. A ideia é que o cidadão tenha diferentes caminhos para fazer a renovação”, complementa.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma margem de tolerância de 30 dias após o vencimento da CNH para que o condutor continue dirigindo de forma legal. O chefe da Ciretran alerta sobre as consequências de ultrapassar esse prazo. “Pela legislação, trafegar com a CNH vencida há mais de 30 dias configura infração gravíssima”, adverte. Além da multa de R$ 293,47 e dos sete pontos na carteira, o veículo pode ser retido até a apresentação de um condutor habilitado.

Fujiwara reforça a necessidade de planejamento por parte dos motoristas da região. “Não deixe para a última hora. Verifique se consegue resolver pelo Detran Inteligente. Se tiver dificuldade, procure uma autoescola ou venha até a Ciretran”, finaliza o chefe do órgão.