CIDADES

min de leitura - #

Região tem mais de 7 mil estudantes inscritos no Enem em cinco cidades

Cindy Santos

| Edição de 03 de setembro de 2025 | Atualizado em 03 de setembro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os cinco maiores municípios da região somam 7.385 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O número representa um aumento de 7,8% em relação ao ano passado, que contabilizou pouco mais de 6,8 mil inscrições. Os dados constam no Painel Enem 2025, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Apucarana lidera a lista de inscritos com 2.527 participantes, dos quais 1.283 são concluintes do ensino médio. Em seguida aparece Arapongas com 1.972, sendo que pouco mais de 1 mil estudantes concluíram o ensino médio. Ivaiporã registrou 1.477 inscrições, enquanto Jandaia do Sul e Mauá da Serra tiveram 914 e 495 inscrições confirmadas, respectivamente. O único município onde o número de inscrições reduziu é Mauá da Serra, com queda de 4,8%.

Para Diego Favaro, diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, de Apucarana, o aumento nas inscrições é reflexo do retorno das políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal, como o programa Pé-de-Meia, iniciativa que oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público. “Os alunos de escolas púbicas já tiveram suas inscrições pré-preenchidas no sistema, além isenção de taxa que facilitou para o aluno de escola pública. É o retorno das políticas públicas que já existiam” ressalta.

Favaro também destaca as parcerias com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) que ofertam cursinhos preparatórios gratuitos dentro da própria escola. Segundo o diretor, essa aproximação com o ensino superior tem tornado os estudantes mais focados e conscientes sobre seu futuro acadêmico desde o primeiro ano do ensino médio, fortalecendo a importância do Enem para a comunidade escolar. “Nossa escola tem uma participação muito expressiva no Enem pois existe uma certa cultura aqui com relação ao exame”, assinala.

ENSINO SUPERIOR

O professor Bruno Lacerda, coordenador pedagógico do Colégio Mater Dei e do Curso Pré-Vestibular TetraMais, destaca outros fatores que contribuíram com a valorização do Enem. Segundo ele, o exame possibilita o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a utilização da nota em processos seletivos de instituições privadas, programas de bolsas de estudo como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além das chances de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo Lacerda o exame consolidou como um caminho fundamental para o futuro acadêmico e profissional dos jovens e adultos.

“O Enem tornou-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e, por isso, atrai cada vez mais jovens e adultos em busca de oportunidades acadêmicas e profissionais”, afirma.

Com a crescente relevância do Enem, as escolas têm intensificado a preparação dos estudantes. No Colégio Mater Dei, há um trabalho contínuo que começa já no Ensino Fundamental. “Aqui no nosso colégio, temos a plena consciência da importância deste exame para o futuro dos alunos. Assim, a preparação é um compromisso que começa cedo. Já no final do Ensino Fundamental, oferecemos simulados com estrutura semelhante do exame, de forma a familiarizar os alunos com o formato e as exigências. No Ensino Médio, o trabalho é intensificado, com foco direcionado em cada competência cobrada”, detalha o coordenador.

Em todo o Paraná foram confirmadas 195,8 mil inscrições e as provas serão realizadas em 9 e 16 de novembro.