CIDADES

min de leitura - #

Regional entrega primeiros lotes de contraceptivos

Da Redação

| Edição de 08 de janeiro de 2026 | Atualizado em 08 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana realizou ontem a entrega dos primeiros lotes de implantes subdermicos (contraceptivos) para os municípios de Apucarana e Arapongas. Por enquanto, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou para as regionais o implante subdermico somente para os municípios com população superior a 50 mil habitantes. 

Os secretários municipais de saúde Guilherme de Paula (Apucarana) e Carlos Eduardo Arruda “Cadu” (Arapongas), receberam – respectivamente – 453 doses e 420 doses. O novo método é implantado, de forma subcutânea, no braço da mulher e tem duração de três anos e com comprovada eficiência contraceptiva. 

O diretor da 16ª Regional de Saúde, Paulo Vital, fez a entrega dos primeiros lotes aos secretários de Apucarana e Arapongas. Ambos anunciaram que seus médicos e enfermeiros já passaram por capacitação específica. Os dois municípios anunciaram que devem iniciar os implantes subdermicos em mulheres a partir de fevereiro. 

“Os demais municípios serão contemplados numa segunda etapa”, anuncia o Vital. Conforme revela ele, o Paraná registrou um crescimento de quase 120% no número de implantes anticoncepcionais de etonogestrel, o Implanon NXT, entre 2024 e 2025. “A crescente adesão ao novo contraceptivo mostra o esforço do Estado e municípios em ampliar o acesso a tecnologias de ponta para o planejamento reprodutivo”, assinala Vital.

Conforme ressalta o secretário de estado da saúde, Beto Preto, a rede pública de saúde do Paraná oferta um implante contraceptivo mais eficaz, moderno e seguro que os anticoncepcionais orais.