CIDADES

min de leitura - #

Rodolfo entrega melhorias e anuncia projetos para o Terminal Urbano

Da Redação

| Edição de 09 de janeiro de 2026 | Atualizado em 09 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Rodolfo Mota esteve no Terminal Urbano de Transporte Integrado de Passageiros nesta sexta-feira (09) para a solenidade de entrega da primeira fase das melhorias. Segundo ele, as ações fazem parte de um conjunto de investimentos iniciados no primeiro ano de mandato, abrangendo áreas estratégicas como saúde, educação, zeladoria urbana e mobilidade. “Estamos dando um passo de cada vez, mas passos rápidos, sempre cuidando das pessoas”, afirmou. Na solenidade, o prefeito anunciou outras melhorias e a contratação de um projeto técnico para definir o que será feito do espaço ocupado anteriormente pela Feira do Produtor.

O prefeito destacou que a entrega dos novos banheiros acessíveis simboliza respeito e dignidade para quem utiliza diariamente o transporte coletivo. “Isso aqui é dignidade. É cuidado com quem trabalha, com quem vem ao centro e com quem espera o ônibus”, pontuou. Rodolfo Mota lembrou que o terminal foi recebido em condições inaceitáveis, especialmente os sanitários. “Não se tratava apenas de falta de limpeza, mas de um espaço completamente degradado, sem acessibilidade. Por isso, em parceria com a VAL, promovemos a limpeza completa da cobertura, recapeamento asfáltico, nova sinalização, troca de bancos, iluminação e também renovamos 50% da frota com ônibus zero quilômetro, hoje a mais nova do Paraná”, elencou.

O encarregado operacional da VAL, Leuzé dos Santos, também ressaltou os impactos positivos das intervenções. Segundo ele, as melhorias tornaram o terminal mais organizado, confortável e adequado para quem utiliza o sistema diariamente. “Toda mudança para melhorar é bem-vinda. O terminal ficou mais bonito, reformado e em melhores condições de uso. A VAL trabalha todos os dias para oferecer um serviço cada vez melhor à população”, afirmou.

O prefeito anunciou ainda novidades no planejamento do terminal ao longo de 2026. Entre elas, a retirada das grades internas que hoje separam as lojas da área de circulação, tornando o espaço mais aberto, seguro e integrado ao comércio local. “Isso vai permitir que o usuário circule livremente pelo terminal, utilizando o cartão de transporte, fortalecendo os comerciantes e humanizando o espaço”, explicou.

Rodolfo Mota também informou que ainda neste ano será contratado um projeto técnico para definir o futuro da área onde funcionava a antiga feira do produtor rural. “Há muitas ideias e o debate é legítimo. Nosso compromisso é planejar com responsabilidade e construir uma solução definitiva para o terminal”, concluiu.

A reconstrução dos banheiros contou com investimento de R$ 115,7 mil em recursos municipais.