CIDADES

min de leitura - #

Saldo de novas empresas tem crescimento de 41% na região

Cindy Santos

| Edição de 10 de junho de 2025 | Atualizado em 10 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Osaldo regional de empresas cresceu 41,8% neste ano. Foram 2.279 novos empreendimentos abertos de janeiro a maio deste ano, contra 1.605 no ano passado, no mesmo período. O saldo atual é a diferença entre 5.056 aberturas e 2.777 baixas em 27 municípios da região, sendo que 25 tiveram saldo positivo conforme os dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

Grande parte das empresas foi aberta no ramo do comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, com saldo de 434 novos Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs). Outros segmentos do mercado também inauguraram novos empreendimentos como a indústria de transformação (330), transporte, armazenagem e correio (279), construção civil (170), entre outras atividades.

Arapongas detém o maior saldo de empresas da região, com 845 novos CNPJs, a frente de Apucarana, com 777 e Ivaiporã, com 111. O município também se destaca por estar entre as dez cidades do Paraná mais beneficiadas com o Selo Baixo Risco, uma classificação que indica atividades econômicas seguras para a integridade física, saúde humana, meio ambiente e patrimônio.

Na avaliação do prefeito Rafael Cita, o saldo é resultado dos esforços da administração pública em estimular o surgimento de novas empresas e fortalecer o empreendedorismo local. Cita ressalta ainda que Arapongas tem grande capacidade empreendedora, sendo o maior polo moveleiro do país e o maior produtor de ovos do estado do Paraná.

“Como minha primeira gestão à frente da prefeitura nesses cinco meses, fico muito feliz por nossa cidade alcançar essa estatística. Isso demonstra que estamos em pleno desenvolvimento econômico, inclusive Arapongas vive o pleno emprego, e isso reflete, evidentemente, uma melhoria do cenário social e de outros cenários que vêm com essa conquista”, salienta.

Segundo o economista Paulo Cruz, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, a economia do Paraná vivencia um momento de franca expansão, impulsionada pela sinergia entre o aumento do consumo, a geração de empregos e o volume crescente de novos investimentos. Na análise do economista, essa dinâmica estimula empresários a tirar projetos antigos do papel.

“Esse ambiente favorável também encoraja o empreendedorismo, especialmente através do Microempreendedor Individual (MEI), que permite a profissionais experientes iniciarem negócios com menor capital e acesso a benefícios como a emissão de nota fiscal, essencial para transações seguras. A busca por empreender reflete a confiança no aquecimento do mercado, com o aumento do consumo e a melhoria dos salários impulsionando as vendas”, analisa.

A expectativa do economista para o segundo semestre é de um cenário otimista para a economia regional, com maior consumo, somado à estabilização dos preços e ao controle da inflação.

Saldo de 69 mil novas empresas no Paraná

O saldo de empresas do Paraná fechou os primeiros cinco meses de 2025 com aumento de 21,35% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 69.314 em 2025 e 57.119 no mesmo período do ano passado. Ele representa a diferença entre o total de empresas abertas (162.223) e o de empresas baixadas (92.909) no período entre janeiro e maio. Hoje o Estado possui 1,8 milhão de empresas ativas.

Para o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, a política pública voltada para o empreendedorismo impactou neste resultado positivo de saldo de empresas. “Os empreendedores do Paraná acreditam naquilo que o Paraná vem fazendo, naquilo que vem colocando a favor do empreendedor”, destaca.