Para levar água tratada de qualidade a mais famílias paranaenses, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) perfurou e está perfurando poços artesianos em sistemas de várias regiões do estado. Na região são contemplados municípios de Cambira, Apucarana, Jandaia do Sul, Rosário do Ivaí e Ivaiporã.
“Até o final de 2024, a Sanepar perfurará cerca de 40 poços para captação de água subterrânea, nos principais aquíferos do estado do Paraná, investindo para isso cerca de R$ 20 milhões”, comenta o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
No Vale do Ivaí, um poço perfurado no Aquífero Guarani, com vazão de 65 mil litros por hora, já representa mais de 50% da demanda de produção atual no município de Cambira. Em Apucarana, a Sanepar perfurou três poços em 2024, os quais garantem um aumento de 21% na capacidade de produção. Ainda, foi colocado em operação um poço no distrito Pirapó, que traz à localidade autonomia no abastecimento.
Emergencialmente, entrou em operação um poço em Jandaia do Sul. A unidade tem vazão de 90 mil litros por hora – 50% do volume atualmente captado no Rio Marumbizinho, de 180 mil litros por hora, cujo nível reduziu drasticamente com a estiagem. Para Rosário do Ivaí está programada para os próximos dias a perfuração de um poço junto da captação do Rio da Escrita, em parceria com a Sanepar, Prefeitura e Instituto Água e Terra (IAT).
Na próxima semana, inicia em Ivaiporã a perfuração de um poço que ajudará a complementar a captação do Rio Pindaúva, que também vem sofrendo com a perda de vazão devido à estiagem severa na região.
Boa parte desses poços são executados em regiões atingidas pela estiagem que o Paraná enfrenta.