A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, informa que zerou as filas de cerca de dois mil exames e procedimentos especializados - endoscopia, colonoscopia e ressonância e tomografia com sedação - no primeiro semestre de 2025. As informações são do balanço das atividades de janeiro a junho deste ano.
“Com planejamento, responsabilidade e dedicação, já entregamos avanços concretos que melhoram a vida da nossa população”, destaca o secretário da pasta, Carlos Eduardo Arruda.
Entre os exames e procedimentos especializados, foram 1,2 mil endoscopias e 600 colonoscopias liberadas, o que possibilitou zerar a fila de espera de anos anteriores, assim como ocorreu com as tomografias e ressonâncias com sedação para crianças – mais de 200, que também encerraram a espera. Com as ultrassonografias feitas com equipe própria, foram agilizadas principalmente as de mama e outras especialidades, com mais 10.400 exames.
A redução das filas, afirma ele, passa pelas UBSs. Segundo o secretário, foram investidos ainda R$ 800 mil em equipamentos e mobiliários para os serviços em saúde do município. “Nas UBS, promovemos a eliminação das filas de madrugada para marcação de consultas e registramos o crescimento de aproximadamente 50% nas consultas realizadas nas UBS”, diz o secretário.
Em parceria com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana, por meio do Opera Paraná, foram liberadas mais de mais de 2,5 mil consultas para cirurgias, com destaque para catarata, urologia e ortopedia (para cirurgias de ombro, joelho e outras zeradas) e cirurgias vasculares em ritmo acelerado.
Segundo o secretário, a Prefeitura também investiu na Rede de Urgência e Emergência, que conta com três unidades com atendimento até 18h e duas unidades 24h (Unidades de Pronto Atendimento - UPAs) e um Pronto Atendimento Infantil (PAI). “Além de termos a maior estrutura de urgência e emergência entre os municípios do mesmo porte, contamos com mais agilidade no atendimento dos 18h com atendimentos mais rápidos e menos esperas através de novo protocolo Fast Track, que visa otimizar a triagem e o atendimento dos pacientes, garantindo eficiência e qualidade no serviço de emergência”, detalha. “Reforçamos a equipe com mais cinco médicos, totalizando 14 profissionais atuando nos períodos diurno e noturno entre UPA e PAI”, explica o secretário.