CIDADES

min de leitura - #

Saúde municipal é destaque no Programa Previne Brasil

Da Redação

| Edição de 27 de setembro de 2024 | Atualizado em 27 de setembro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ministério da Saúde acaba de aferir o trabalho dos municípios paranaenses, nos serviços de saúde prestados por meio do Programa “Previne Brasil”. Os indicadores avaliam a assistência à gestante e puérpera, imunização das crianças até 1 ano de idade, coleta de citologia oncótica (pré-natal), acompanhamento de hipertensos e diabéticos.

Entre os quinze maiores municípios, o Ministério da Saúde conferiu a Apucarana o primeiro lugar no Paraná. A nota obtida foi de 9,27 no “Previne Brasil”. Em segundo lugar aparece São José dos Pinhais, com 9,24; Cascavel em terceiro lugar com 8,81, Araucária em quarto com 8,62; e em quinto lugar Campo Largo, com a nota 8,4.

O prefeito Junior da Femac diz que as aferições são feitas periodicamente pelo Ministério da Saúde, avaliando e pontuando sete indicadores, sendo os principais a vacinação de crianças, controle do diabetes e de pressão arterial, além dos diversos atendimentos de pré-natal e puérperas.

“Em Apucarana, diariamente, a prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde presta uma média de 7.574 atendimentos na área. Nesse número estão inclusos consultas, exames, visitas domiciliares, atendimentos na Farmácia 24 Horas, na Unidade de Pronto Atendimento e nas Unidades Básicas de Saúde, entre outros”, informa Junior da Femac. Ele acrescenta ainda que o “Previne Brasil” mede os índices de ações feitas pelos municípios com recursos municipais.