CIDADES

min de leitura - #

Secretário de Saúde visita obras da maternidade do ‘Providência’

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2024 | Atualizado em 18 de outubro de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, visitou nesta sexta-feira (18), acompanhado do deputado federal Beto Preto, obras na Maternidade do Hospital da Providência. A comitiva ainda visitou o novo Hospital da Acea. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Vasco, que esteve na cidade para posse do novo comandante do 11º Grupamento de Bombeiros (leia matéria na pag 4) também acompanhou as visitas.

No Providência, as autoridades iniciaram a visita pelo novo Pronto-Socorro. O espaço foi ampliado em 1.595,32 metros quadrados. Atualmente, o hospital realiza cerca de 40 mil atendimentos por ano. Com a nova estrutura, será possível reduzir o tempo de espera, otimizando o fluxo, sobretudo para casos de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta da unidade.

As autoridades, acompanhadas pela diretora geral do hospital, Geovana Ramos, também avaliaram as obras da nova maternidade, que está sendo implantada no último andar do hospital. O projeto, de mais de 1,8 mil metros quadrados de ampliação e outros 4,2 mil metros quadrados de reforma tem investimento de mais de R$35,6 milhões. “Com as obras da nova maternidade e a reforma completa dos quartos do SUS no Hospital da Providência, daremos um grande passo em direção a uma estrutura mais humanizada, oferecendo maior conforto e qualidade tanto para nossa equipe quanto para os pacientes. Agradecemos à Secretaria de Saúde e ao deputado federal Beto Preto por viabilizarem este projeto”, comenta irmã Geovana. Com a viabilização da maternidade, o Providência passará a atender em um único prédio.

A comitiva também esteve no Hospital da Acea. O hospital, de caráter filantrópico, é administrado pelo Instituto Santa Clara e tem como foco atender a demanda de cirurgias eletivas na região, especialmente por meio do Programa Opera Paraná.

A nova unidade hospitalar, situada em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e prevê a ampliação para mais de 100 leitos. O Instituto Santa Clara investiu aproximadamente R$ 12 milhões nas obras de adequação da estrutura física do hospital e aquisição de mobiliário e equipamentos modernos. “Esse investimento é fundamental para garantir um atendimento de qualidade e ampliar a oferta de cirurgias para a população que depende do SUS”, afirmou o deputado federal Beto Preto, que destacou a importância de parcerias público-privadas para fortalecer o sistema de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou o impacto positivo do Programa Opera Paraná, que tem como objetivo reduzir filas e oferecer uma resposta ágil às demandas reprimidas de cirurgias eletivas. “A ampliação desse hospital permitirá que mais pessoas sejam atendidas de maneira rápida e humanizada, desafogando o sistema de saúde da região e garantindo a continuidade dos cuidados”, disse Neves.