Uma seriema foi resgatada na tarde desta quarta-feira (24) após surgir desorientada na Rua Oswaldo Cruz, na região central de Apucarana. A ave caminhava entre os comércios quando um lojista a acolheu e acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
De acordo com o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente Rodrigo Vida, a ave passa agora por observação. “Primeiro, vamos mantê-la em um viveiro de contenção para ver se não está ferida e se vai se alimentar como esperamos. Depois, passamos para um viveiro de corredor, onde ela pode correr e se empoleirar, que é o comportamento natural da espécie”, explicou.
A decisão sobre o futuro da seriema será tomada após esse período de cuidados. “Podemos soltá-la em área adequada, encaminhá-la para um bolsão, onde conviva com outras semelhantes, ou ainda levá-la ao Instituto Água e Terra”, completou Vida.
O biólogo destacou que a presença da ave na área urbana é incomum. “A seriema é típica de campo aberto, principalmente do Cerrado. Não é uma ave que encontramos na cidade, a não ser quando alguma se aventura em busca de comida”, afirmou.
Rodrigo Vida também alertou para o risco do cativeiro. “Ela é uma ave silvestre, não é doméstica nem domesticada. Para mantê-la em casa seria preciso uma autorização específica e uma área muito grande. Sem isso, é crime ambiental”, reforçou. (GABY CAMPOS)