CIDADES

min de leitura - #

Sesa autorizou 30,7 mil procedimentos para 16ª RS

Da Redação

| Edição de 06 de junho de 2025 | Atualizado em 06 de junho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

De janeiro a maio deste ano, o sistema GSUS-CARE, gerenciado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), já autorizou 30.683 procedimentos de saúde pública na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde, que inclui municípios como Apucarana, Arapongas e Jandaia do Sul.

Esses números contemplam consultas médicas, exames de imagem como tomografia e ressonância magnética, avaliações pré-operatórias e também cirurgias eletivas, muitas das quais já foram realizadas ou estão agendadas para os próximos meses.

Somente Arapongas contabilizou 9.926 autorizações, seguido por Apucarana com 6.894 e Jandaia do Sul com 2.592. Todas essas ações são viabilizadas pelo Opera Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas da história do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca o impacto do programa na redução das filas de espera. “Trata-se do maior programa de cirurgias eletivas já realizado no Paraná e que serve de referência para o Brasil. Com o suporte financeiro autorizado pelo Governador Ratinho Junior, seguimos atendendo não apenas em Apucarana, mas em toda a região e em todo o Estado, tirando milhares de pacientes das filas de espera”, afirmou.

Entre as especialidades contempladas estão cardiologia, oftalmologia, ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia e vascular, o que garante um atendimento amplo à população que mais precisa.

“Estamos aproximando a saúde dos paranaenses, em todos os cantos do Estado. Na saúde não temos missão cumprida, mas missão sendo cumprida. Isso significa que o trabalho continuará sendo executado, levando a saúde até a casa dos paranaenses”, finalizou o secretário.