CIDADES

min de leitura - #

Setor de Operações Especiais da Polícia Penal completa 12 anos

Da Redação

| Edição de 14 de janeiro de 2026 | Atualizado em 14 de janeiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) completa 12 anos de atuação ontem. Especializado na atuação em situações de crise e operações de alto risco no sistema penitenciário, o SOE é hoje uma das principais forças de intervenção prisional do país.

“A trajetória do Setor de Operações Especiais simboliza um dos pilares da evolução da PPPR. Ao longo desses 12 anos, consolidou-se como uma equipe altamente especializada, preparada técnica e operacionalmente para atuar nos cenários mais complexos do sistema prisional. Esse crescimento é resultado de investimento contínuo em capacitação, tecnologia e valorização dos nossos policiais penais, refletindo o compromisso da instituição com a segurança, a legalidade e a proteção da sociedade”, destaca a diretora-geral da PPPR, Ananda Chalegre.

A criação do SOE está diretamente ligada a um curso de capacitação realizado entre os anos de 2011 e 2012 no Rio de Janeiro com o Grupo de Intervenção Tática da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Um grupo de 10 agentes penitenciários do Paraná participou do treinamento que teve como foco o combate em ambientes confinados, fornecendo as bases técnicas que posteriormente seriam aplicadas no sistema penitenciário paranaense.