As chuvas que caíram no final de semana e ao longo da última semana deixaram 3.205 casas danificadas no Paraná, de acordo com o último boletim da Defesa Civil. São 19.348 pessoas afetadas em 61 municípios. Na região, 5 mil pessoas foram afetadas pelas intempéries.
Três dos municípios do Vale do Ivaí estão entre os mais atingidos do Estado: Jardim Alegre, com 2,8 mil afetados; Ivaiporã (1,2 mil) e Grandes Rios (1 mil). Em Jardim Alegre cerca de 20% de toda população de 12 mil habitantes enfrenta prejuízos. A maioria das pessoas teve suas casas destelhadas ou danificadas pela chuva de granizo durante o temporal do último sábado (7).
Ontem, muitos moradores ainda trabalhavam no conserto das residências, que foram cobertas provisoriamente com lonas distribuídas pelos bombeiros.
O pedreiro Valdinei Pereira de Lima teve a casa danificada. Ontem, ele gastou R$ 1,4 mil em 20 telhas de Eternit para reparar os estragos. Ele corre para fazer o serviço na própria residência para depois atender os clientes. Há seis pessoas na fila de espera. Todos foram afetados pelo temporal.
Valdinei afirma que as telhas já estão acabando na cidade. O pedreiro afirma que nunca tinha presenciado um temporal dessas proporções em Jardim Alegre. “Foi bastante feio. Muita gente está passando dificuldades”, assinala.
Já o morador Sandro Nunes precisou comprar 44 “folhas” de Eternit e gastou mais de R$ 3 mil. Ele lamenta os prejuízos, mas afirma que é preciso recomeçar. “Vida que segue”, assinalou.
O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan afirma que as secretarias municipais ainda estão levantando os estragos pela cidade. Desde o início da noite de sábado, a Defesa Civil junto com a prefeitura já distribuiu mais de 70 rolos de lonas plásticas. “Já foram entregues lonas para mais de 700 famílias e ainda temos família aguardando a chegada de mais lonas da Defesa Civil”.
Para conseguir atender esse grande número de pessoas atingidas foram disponibilizados rolos de lonas da própria Defesa Civil e também de cooperativas, lojas de materiais de construção e empresas agropecuárias, “enfim, uma corrente que nos ajudou muito e só tenho a agradecer essas empresas. Importante também destacar e agradecer o apoio da população, que mesmo por estarmos sem energia elétrica e comunicação da internet, o pessoal se sensibilizou, um vizinho ajudando o outro, na melhor maneira que lhe era possível” destacou Furlan, que decretou ontem estado de emergência no município.
IVAIPORÃ
O boletim da Defesa Civil também aponta danos em Ivaiporã, onde 1,2 mil pessoas foram afetadas pelo temporal de granizo do sábado (7). A prefeitura anunciou anteontem critérios para distribuição de telhas para população atingida. Portaria assinada pelo prefeito Marcelo Reis estabelece o benefício para inscritos no Cadastro Único com renda per capita de até 1 salário mínimo. “Estamos agindo de forma rápida e eficaz para fornecer o auxílio necessário à população afetada”, reforçou Marcelo Reis.
Além de residências, o temporal atingiu órgãos públicos, tais como teto do jardim da Prefeitura e de estabelecimentos municipais de ensino. Ivaiporã e Jardim Alegre estão entre os municípios que receberam ajuda humanitária do governo estadual, que enviou colchões, kits de higiene, alimentos e outros itens para os desabrigados.
REGIÃO
Outros municípios da região enfrentaram problemas com o temporal. Godoy Moreira tem 60 pessoas atingidas. Elas ainda estão desalojadas, segundo a Defesa Civil do Paraná. O relatório também traz Apucarana, com 60 moradores afetados no temporal da última quarta-feira (4), quando mais de 60 árvores caíram com a força dos ventos.