CIDADES

min de leitura - #

TJ determina indenização a família de vítima de acidente com ônibus da Apae de Jandaia

Da Redação

| Edição de 05 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 05 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Jandaia do Sul foi condenada a pagar uma indenização de R$ 150 mil à família de uma das vítimas do acidente que envolveu um trem e um ônibus escolar em 9 de março de 2023. A decisão é do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e beneficia o pai, o tio e a avó de Kimberly Karolaine Ribeiro Pimenta, de 15 anos.

A adolescente estava no ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) atingindo pela composição férrea na Rua Presidente Kennedy, na Vila Rica.

O ônibus transportava 29 pessoas, sendo três monitores, o motorista e 25 crianças. Além de Kimberly e a prima dela Maria, outras três pessoas morreram em decorrência do acidente. Quatro das vítimas eram estudantes e a outra funcionária da Apae. No total, 13 pessoas ficaram feridas.

O veículo foi arrastado por cerca de 30 metros do local após a batida e algumas pessoas foram arremessadas pelas janelas.

O motorista do ônibus estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e foi indiciado por homicídio e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Além disso, o veículo não tinha autorização para rodar há pelo menos quatro anos antes da data do acidente.

Famílias de outras vítimas também ingressaram na justiça em busca de indenização.

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Jandaia do Sul comentou a decisão em nota. No comunicado, o município informou que, atualmente, “adota medidas preventivas e necessárias para a regularização da frota e a capacitação das equipes, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos que dependem do transporte escolar”.

“Assim que o Município for oficialmente notificado da decisão, o processo será analisado ficando à disposição para eventuais esclarecimentos. Reiteramos nossa solidariedade às famílias afetadas por essa tragédia e reafirmamos nosso compromisso com a transparência”, concluiu a nota.