CIDADES

min de leitura - #

TRÊS DÉCADAS DE DEVOÇÃO À SANTA RITA DE CÁSSIA

Da Redação

| Edição de 22 de maio de 2024 | Atualizado em 22 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia TRÊS DÉCADAS DE DEVOÇÃO À SANTA RITA DE CÁSSIA

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Moradora de Londrina, Mariana Souza da Silva, percorreu ontem cerca de 150 km para comemorar o dia de sua santa de devoção em Lunardelli. “Vim pedir a intercessão de Santa Rita para a saúde da minha família”, conta. “Ela já me atendeu em diversos momentos da minha vida, e sei que posso contar com sua ajuda sempre”, completa a devota. Mariana esteve entre os milhares de devotos que passaram pelo Santuário de Santa Rita de Cássia ontem. A estimativa é que entre 50 mil e 70 mil pessoas visitem Lunardelli durante o mês de maio.

A Festa de Santa Rita de Cássia completa neste mês 30 anos da tradicional novena em louvor à santa padroeira da cidade. As festividades, que se estendem até o dia 9 de junho, contam com uma extensa programação religiosa e social, atraindo fiéis de todo o Paraná e até de outros estados.

Ontem, feriado municipal em Lunardelli, a programação foi especial com crisma na missa das 10 horas, celebrada pelo bispo da Diocese de Apucarana Dom Carlos José de Oliveira. À noite, a missa de encerramento prevê procissão luminosa, show de fogos de artifício e a presença do bispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti.

“Uma alegria para todo o Vale do Ivaí celebrar 30 anos da novena em Lunardelli que atinge toda a região. Este ano, em especial temos muito mais pessoas comparecendo ao santuário. Depois da pandemia, tudo vai voltando ao seu normal Graças a Deus. Santa Rita continua atraindo muita gente para Jesus”, enfatiza Dom Carlos José.

De acordo com o Padre José Natalício, reitor do Santuário, o número de romarias neste ano tem superado as expectativas. “No último domingo, tivemos mais de 100 romarias aqui no Santuário. E a previsão para o próximo final de semana também é de grande movimento”, afirma o padre.

Essa retomada das romarias, após a pandemia, tem impactado positivamente a economia de Lunardelli afirma o secretário de turismo de Lunardelli Francisco Izidoro. 

Segundo o secretário, a expectativa é que o mês de maio supere os resultados dos anos anteriores pós pandemia em termos de renda e arrecadação. “Apesar do dia da Padroeira este ano ser numa quarta-feira, mesmo assim, tem muita gente chegando”, afirma Izidoro. “Toda essa movimentação de pessoas gera renda e emprego para a cidade, o que é muito importante para a economia local”, comenta.

A maioria dos romeiros vem de cidades do Paraná, mas também há visitantes de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Artesanato e atendimento ao turista movimentam economia

Um dos setores mais beneficiados pela festa da santa das causas impossíveis é o artesanato. A feirante Rafaela Camargo da Silva, que vende imagens de Santa Rita e outros produtos artesanais, conta que a procura aumentou consideravelmente durante este mês. 

“A maioria do artesanato que eu vendo é feito aqui mesmo em Lunardelli. As santinhas, por exemplo, eu mesma fabrico. As mulheres aqui da cidade também fazem crochê, panos, guardanapos e caminhos de mesa. Então é uma rede que se tornou uma fonte de emprego”, afirma a artesã que tem marido, sogra e cunhada trabalhando com venda de artesanato. “Só da família são quatro pessoas”, explica Rafaela.

O empresário Silvestre Daufenbach, proprietário de um hotel em Ivaiporã, cidade vizinha a Lunardelli, afirma que a festa beneficia toda a região. “O santuário sempre tem ajudado. Isso alavanca o comércio também a região. No último final de semana, por exemplo, hospedamos pessoas de dois ônibus de romeiros que vieram para Festa de Santa Rita e aproveitaram também para conhecer nossa cidade”, completou Daufenbach.