POLÍTICA

min de leitura - #

Jandaia do Sul celebra os 70 anos da Comarca

Da Redação

| Edição de 20 de junho de 2024 | Atualizado em 20 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Jandaia do Sul celebra os 70 anos da Comarca

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Fórum do Judiciário de Jandaia do Sul realizou na tarde desta quinta-feira uma solenidade comemorativa aos 70 anos de instalação da Comarca. O evento aconteceu no Salão do Júri, com a presença de juízes e promotores públicos do Vale do Ivaí e de outras regiões do Paraná, além de advogados, entre eles, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção de Apucarana, Márcio Marques Rei.

O ato foi dirigido pela diretora do Fórum e da 1ª Vara Judicial, juíza Letícia Lilian Kirschinick Seyr, juntamente com o juiz da 2ª Vara Judicial e da 70ª Zona Eleitoral, João Gustavo Rodrigues Stolsis, e o promotor de Justiça, Vinícius Henrique Bofo.

Durante a solenidade, ex-servidores, juízes e promotores que passaram pela Comarca foram homenageados.

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), ressaltou a importância do trabalho dos funcionários que atuaram e dos que ainda atuam no Fórum. “É um momento de celebração, mas também de agradecimento. Parabenizamos a todos os profissionais que passaram aqui pelo Fórum e que estão exercendo as atividades nesta Comarca, considerando que nesses últimos anos tivemos muita evolução”, disse, enaltecendo o trabalho do Judiciário.

Também estiveram presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, o ouvidor-geral desembargador Fernando Ferreira de Moraes, e o prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (PSD), entre outras autoridades.

A Comarca de Jandaia do Sul foi criada pela Lei Estadual nº 1.542, de 14 de dezembro de 1953, e instalada em 9 de junho de 1954. Na época era formada por Jandaia do Sul e pelos distritos de Bom Sucesso e Marumbi, que posteriormente se tornaram municípios. Hoje, já como entrância intermediária, abrange também os municípios de Kaloré e São Pedro do Ivaí. 

Os cinco municípios somam uma população de aproximadamente 46,1 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Fórum leva o nome do Juiz Jerônimo Cabral Pereira do Amaral, falecido em 1968. O primeiro Juiz de Direito titular da Comarca foi Clementino Schiavon Puppi. (VÍTOR FLORES E EDISON COSTA)