CIDADES

min de leitura - #

UBSs de Apucarana vão ofertar testes rápidos para dengue

Da Redação

| Edição de 28 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 28 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) anunciou nesta sexta-feira (28) que a população poderá realizar os testes rápidos para dengue nas unidades básicas de saúde (UBS). A medida de descentralização foi divulgada pelo prefeito Rodolfo Mota na 16ª Regional de Saúde, onde foi recebido mais um lote com mil testes rápidos enviados ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A logística faz parte da “Operação Guerra contra a Dengue”. “Além do trabalho de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti, temos diversas frentes de ação dentro de nossa campanha. Uma delas envolve a distribuição e descentralização dos testes rápidos de dengue. De acordo com nossa Vigilância Epidemiológica, essa descentralização para UBSs vai contribuir para a identificação mais rápida dos casos positivos”, explicou o prefeito.

Até o momento, conforme o último boletim epidemiológico da SESA, Apucarana registrou 57 casos de dengue. Ao receber o novo lote de testes, o prefeito agradeceu ao Governo do Paraná pelo atendimento ao pedido da Autarquia de Saúde. “Para implementarmos de forma mais eficaz essa política de descentralização, era necessário um estoque maior. Ao solicitar à 16ª Regional de Saúde, através do diretor Lucas Leugi, obtivemos prontamente uma resposta positiva, com a disponibilização de mais mil testes, que somados aos dois mil já recebidos, totalizam três mil testes que agora poderão ser usados nesta estratégia de descentralização”, comentou.

O secretário municipal de Saúde de Apucarana, Guilherme de Paula, ressaltou que, para garantir maior precisão no diagnóstico, é recomendado que o teste seja realizado entre o primeiro e o quinto dia após o início dos sintomas. “Para aqueles que já passaram do quinto dia, a partir do 6º dia, o exame será enviado ao Laboratório Central do Paraná (LACEN), em Curitiba, para análise”, explicou de Paula, reforçando que a medida visa facilitar o acesso ao diagnóstico e garantir um tratamento adequado para todos.

Outro impacto positivo da descentralização, segundo o coordenador de Epidemiologia da AMS, Luciano Simplício Sobrinho, é a possibilidade de pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se dirigirem à sua unidade de origem para reavaliação. “Isso permitirá um acompanhamento contínuo com os profissionais de saúde da unidade, ajudando a desafogar a UPA, que é destinada a atendimentos de urgências e emergências”, afirmou Sobrinho.

O diretor anuncia da 16ª Regional de Saúde (RS), Lucas Leugi destaca que há estoque para atender os municípios que, eventualmente, necessitarem de mais testes rápidos de Covid e Dengue. “Estamos preocupados com o aumento de casos, mas vigilantes para atuar ao lado dos municípios da nossa região”, diz Leugi.