A vacinação contra a gripe em Apucarana foi ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade, seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR). Até então, as doses estavam restritas aos grupos prioritários. A ampliação é válida para o “Dia D” de imunização ocorrerá neste sábado, oferecendo a oportunidade para que todos os moradores sejam vacinados.
O prefeito de Apucarana Rodolfo Mota reforça a importância da vacinação, especialmente nesta época do ano. “O outono é um período de maior circulação de vírus respiratórios. Por isso, peço que a população procure a unidade de saúde mais próxima e se imunize. A vacinação anual é fundamental para reduzir o risco de complicações graves e óbitos causados pela gripe”, declarou.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, informa que, no sábado, as doses estarão disponíveis, das 12h às 18h, em 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com sala de vacina. “Além da vacina contra a gripe, será possível atualizar a caderneta vacinal com outras doses previstas no calendário nacional. É necessário levar um documento de identificação e a carteira de vacinação, seja física ou digital”, destacou.
VACINAS
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou ontem à 16ª Regional de Saúde de Apucarana o quinto lote de vacinas da gripe influenza. São mais 27.200 doses para atender os 17 municípios da região.
Até agora, a regional de saúde de Apucarana recebeu 128.600 doses da influenza, que representa cerca de 80% do total previsto para a região. A regional de saúde também recebeu mais um lote de 1.520 vacinas da covid (Pfizer baby).
O diretor da regional, Lucas Leugi, informa que todos municípios estão mobilizados para atingir as metas de vacinação. “Neste sábado, dia 10 de maio, teremos o Dia D da vacinação e na nossa região, temos expectativa de imunizar mais 8 mil pessoas, principalmente dos grupos prioritários”, assinala Leugi.