CIDADES

min de leitura - #

Venda de fogos de artifício tem aumento de 30% em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 28 de dezembro de 2023 | Atualizado em 28 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Venda de fogos de artifício tem aumento de 30% em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A virada de ano deve ser iluminada em Apucarana e região. Polêmicos para alguns, principalmente para os donos de pets, os fogos de artifício, no entanto, são tradição para muitas pessoas na hora do Réveillon. A expectativa dos empresários do ramo é de aumento de cerca de 30% nas vendas em relação a 2022. 

Edgar Zanutto Gomes, proprietário de uma loja de fogos de artifício em Apucarana, afirma que a procura vem sendo grande nas últimas semanas. Além da população em geral, muitas prefeituras também estão adquirindo os produtos de pirotecnia. “Muitas prefeituras voltaram a realizar as festas de virada de ano e estão procurando pelos fogos de artifício para as suas comemorações populares”, explica, assinalando que vendeu para pelo menos 20 municípios em 2023.

Na loja, alguns clientes chegam a gastar R$ 2 mil em fogos de artifício nesta época para a festa familiar. Em relação ao barulho, o empresário assinala que fogos 100% silenciosos não existem. “Existem fogos com baixo ruído, isso sim, que são mais caros, mas sem barulho não existe”, afirma Edgar.

Segundo ele, os fogos mais vendidos são os coloridos, que acabam chamando mais atenção na hora da virada do ano. Entre as novidades há as candelas, apelidadas de “varinhas do Harry Potter”, com capacidade para 30 tiros. 

O caminhoneiro Leandro Rodrigues, 37, comprou fogos de artifício pela primeira vez neste ano. Ele optou por rojões coloridos para a festa da família em Apucarana. “Decidi comprar para alegrar a molecada”, diz o caminhoneiro.

SEGURANÇA

Algumas dicas de segurança são importantes para evitar acidentes com os fogos de artifício na hora do Réveillon. A Defesa Civil do Paraná orienta a não guardar fogos em casa; seguir sempre as orientações e normas de segurança indicadas no rótulo do produto; não manipular fogos sob efeito de álcool, drogas ou medicamentos; evitar o acesso de crianças aos fogos; se um fogo de artifício falhar, não se deve tentar reacendê-lo; não se deve soltar fogos em locais fechados, ou próximo de árvores, fiações elétricas, pessoas, carros ou produtos inflamáveis e ainda usar extensores ou bases fixas, evitando soltar os fogos diretamente das mãos.