A expectativa do Governo do Estado é de público recorde nas praias do Paraná, atraindo R$ 250 milhões à economia do Litoral, com o início da programação musical do Verão Maior Paraná. Grandes nomes da música nacional e internacional começam a se apresentar na noite desta sexta-feira (9) nos palcos montados em Matinhos e Pontal do Paraná. A expectativa para a edição 2026 foi apresentada em coletiva de imprensa pelos secretários estaduais envolvidos na organização do evento, considerado o maior festival gratuito do Brasil.
As informações foram detalhadas antes da abertura oficial dos shows, em entrevista concedida antes do primeiro show na arena de Caiobá, em Matinhos, pelos secretários estaduais de Esporte, Hélio Wirbisk coordenador-geral do Verão Maiori; da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; das Cidades, Guto Silva; e do Turismo, Leonaldo Paranhos; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; e o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora.
O planejamento do Governo do Estado envolveu a ampliação da estrutura das arenas, reforço no policiamento e a integração de ações culturais, esportivas e de lazer ao longo de toda a temporada. “Nós planejamos este evento durante o ano todo. Superamos todos os problemas e intempéries, pensando principalmente na segurança do banhista, do veranista e do povo paranaense”, afirmou Wirbiski. “Temos mais de 3 mil pessoas trabalhando nesse grande evento, entre policiais, estagiários e equipes de todo o governo”.
A temporada conta com 39 grandes shows gratuitos, distribuídos entre os palcos de Matinhos e Pontal do Paraná. As primeiras apresentações ocorrem nesta sexta-feira (9), com destaque para a abertura em Matinhos, comandada por Alok, um dos principais nomes da música eletrônica mundial.
Em Pontal do Paraná, o público acompanha os shows de Luan Pereira e Country Beat. Em ambas as arenas, os espaços para Pessoas com Deficiência (PcDs) foram ampliados.
Além dos shows nacionais e internacionais, mais de 50 artistas paranaenses se apresentam nos Palcos Sunset instalados nas praias de Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá, no Litoral, e Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Eles foram selecionados via edital pela Secretaria de Estado da Cultura.
Para o secretário das Cidades, Guto Silva, a dimensão da programação reflete o impacto que o evento tem para o Estado. “Toda a estratégia do Verão Maior vai além dos shows, esportes e espetáculos. É uma forma de apresentarmos um novo Litoral, garantindo que as cidades sejam agradáveis tanto para o turista quanto para quem vive aqui”, destacou. “Por um lado, investimos em infraestrutura para atrair o visitante. Por outro, usamos o turismo como alavanca para gerar emprego e renda para a população local”.