A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realiza nesta terça-feira a “Consulta Diretores” que integra o processo de escolha de diretores das escolas estaduais para o ano letivo de 2026. A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Neste ano, são 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino. Na área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana haverá consulta em 22 escolas de 10 municípios, onde 26 professores disputam o cargo.
Das 63 escolas do NRE, haveria consulta em 26 escolas, mas em quatro instituições: Professora Julia Wanderley, em Arapongas; Cesar Lattes, de Cambira; Padre Ângelo Casagrande, de Marilândia do Sul e Augusto Balhs, de Faxinal ninguém se candidatou. Segundo o chefe do NRE, Vladimir Barbosa, nessas instituições a escolha da direção caberá a Seed e ao núcleo.
As 22 instituições com realização de consulta ficam em Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Novo Itacolomi e Sabáudia. A maioria das instituições tem candidato único. O Colégio José Anchieta, de Borrazópolis, tem três candidatos ao cargo. Nos colégios José Luiz dos Santos, em Apucarana e Emílio de Menezes, em Arapongas são dois candidatos.
A escolha dos diretores ocorre por voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores da escola. Para votar, basta comparecer ao colégio portando documento oficial com foto. O processo é conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar entre eles, professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.
Podem participar como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e também professores contratados em Regime Especial/PSS (somente nas escolas do campo e das ilhas, quando não houver servidor efetivo inscrito), que cumpram todos os requisitos previstos nos editais. No restante das escolas que integram os modelos cívico-militar, integral, parceiro da escola, colégios da polícia militar, indígenas, quilombolas e escolas conveniadas, a definição é feita por indicação da Seed-PR.
Para serem considerados habilitados, os candidatos passam por duas etapas eliminatórias. A primeira consistiu na participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. A segunda é a prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro. O resultado da consulta será divulgado no dia 19 de dezembro pela Seed-PR e os futuros diretores deverão tomar posse para iniciar o mandato no dia 2 de janeiro de 2026.
VOTAÇÃO
A votação será realizada nas próprias escolas das 7h às 21h, exceto nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e suas Ações Pedagógicas Descentralizadas que terão início às 7h e término às 22h e; as Escolas das Ilhas e do Campo que realizarão a votação das 8h às 21h.