Termina na próxima sexta-feira (23) o maior encontro de inovação e tecnologia da região de Apucarana, o “Você Conectado ao Futuro”. O evento, realizado pelo Conecta, Acia e Sebrae, promove ciclo de palestras gratuitas com personalidades de renome nacional que falam sobre inovação nos mais variados contextos.
Nesta semana, o campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) recebe parte das palestras. Ontem, o tema abordado foi “cidades prósperas” com a pesquisadora e professora Raquel Cardamoni. Hoje, o evento recebe o executivo Jorge Inafuco, que vai falar sobre “inovação no varejo”, às 19h30. Na quinta-feira (22), Inafuco retorna para falar sobre “cidades conectadas” às 8h30. Na mesma data, mas às 19h30, o ativista da inovação Jean Sigel vai palestrar sobre “revolução humana”. O encerramento será na sexta-feira (23), às 19 horas, na Faculdade de Apucarana (FAP) com a palestra de Raquel Cardamoni sobre “cidades humanas”.
Uma das novidades dessa edição do Conecta, destaca o presidente da governança e da Acia, Wanderlei Faganello, foi justamente a realização dos eventos em diferentes locais. Iniciada em 7 de agosto, a programação conta com18 palestrantes participantes até sexta-feira.
De acordo com Faganello, o evento traz até Apucarana o que há de mais inovador nos grandes centros. “É um produto que, anualmente, entregamos para a sociedade aquilo que é mais próximo do que está acontecendo nos grandes centros formadores de opinião da área de Inovação. Sempre se dá valor no que os outros fazem, mas nós, o que estamos fazendo para termos aqui o que queremos e merecemos? Por isso cada ano o evento toma mais corpo e envolve mais entidades, pessoas e comércio e indústria. Temos aqui o que queremos e precisamos, basta valorizar”, destaca.
CONECTA APUCARANA
O “Você Conectado ao Futuro” é um projeto da governança do Conecta Apucarana que tem objetivo de transformar a cidade em um ambiente inteligente e inovador, a fim de melhorar a competitividade, gerar novos empregos, renda e ampliar o capital intelectual das empresas locais.
“Temos universidades de engenharias, de Ciências econômicas, faculdades particulares e temos ótimos colégios, mas precisamos transformar esta conexão em rede e esse aprendizado em empresas para gerarem negócios e sempre pensei em conectar estes ambientes de ativos para que as pessoas pudessem criar sua empresa e preferir ficar aqui”, assinala Faganello, acrescentando que a governança foi criada em 2013 e hoje agrega 22 entidades.
“Em um mundo de alta competição e com transformações que chegam cada vez mais rápido, inovar é a palavra de ordem para as empresas que desejam se manter competitivas”, assinala.